Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Zé participa de seminário voltado para a base cruz-maltina

Técnico do profissional palestrou para os profissionais das divisões inferiores

Zé Ricardo durante palestra (Foto: Carlos Gregório Jr / Vasco)
Escrito por

O Seminário de Capacitação Curricular das Categorias de Base do Vasco da Gama teve prosseguimento na tarde da última segunda-feira, em São Januário, e contou com a presença do técnico do profissional, Zé Ricardo. Os profissionais do setor de formação do clube tiveram a oportunidade de agregar conhecimento sobre fatores técnicos e táticos do esporte. 

Zé Ricardo, aliás, foi quem iniciou o ciclo de palestras. Com vasta experiência em categorias de base, Zé compartilhou experiências e apresentou uma metodologia sistêmica de trabalho, onde o fator cognitivo é fundamental para a formação de atletas de grande qualidade. O comandante discutiu também modelos de jogo e formas de treinamento.

- O atleta precisa pensar e desenvolver seu cognitivo durante a passagem pelas categorias de base. Conseguindo solucionar problemas, ele será um jogador que chamará mais atenção, deixando, inclusive, a parte física em segundo plano, tendo em vista que ela será desenvolvida durante a passagem pela base do clube. No futebol, hoje em dia, os times criam problemas e os outros precisam solucionar. Por isso, precisamos formar jogadores que pensem, cada vez mais rápido, e em espaços menores - disse Zé Ricardo, em apresentação.

Ao término da explanação do comandante equipe principal, o coordenador técnico das categorias de base, Fabrício Vasconcellos, fez uma apresentação com ênfase nos "Princípios de Jogo", lançado de forma oficial pelo Vasco em setembro. O último a se apresentar foi o professor Carlos Rafael, que discutiu perfis de liderança e como eles podem interferir na rotina de treinamentos.