Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Padrão, jovens e mudança de clima: os quatro meses de Luxa no Vasco

Treinador foi apresentado no dia 8 de maio e, neste sábado, contra a Chapecoense, completa o quarto mês desde o primeiro treino com a equipe cruz-maltina

Luxemburgo comandou o primeiro treino no Vasco no dia 14 de maio (Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco)
Escrito por

"O Vasco mudou nos últimos meses", disse o zagueiro Leandro Castan, quando questionado sobre o impacto do trabalho de Vanderlei Luxemburgo no clube. Apresentado no dia 8 de maio deste ano, neste sábado o treinador chegará aos quatro meses desde o primeiro treinamento que comandou na equipe. Além de estabelecer um padrão de jogo, o veterano blindou o elenco e deu protagonismo aos jovens. Até o momento, são cinco vitórias, quatro empates e cinco derrotas.

Luxmeburgo voltou a trabalhar depois de um ano e meio fora do futebol. Carregando a desconfiança dos trabalhos anteriores e das polêmicas ao longo da carreira, o treinador logo conquistou a confiança da torcida vascaína. No campo, depois dois empates com gol no fim, contra Avaí e Fortaleza, o Vasco engatou duas vitórias consecutivas. Na parada da Copa América, treinos intensos e amistosos mostraram a evolução da equipe.

TABELA
> Confira a classificação e o simulador do Brasileiro clicando aqui


Agora, o que o comandante busca é um time mais regular, mesmo com todas as dificuldades do elenco limitado. Mesmo em partidas que joga melhor, o Vasco ainda encontra dificuldades para vencer, como aconteceu contra CSA e Cruzeiro. A parte boa é o padrão de jogo estabelecido. Se com Valentim e Valadares uma das grandes críticas eram as mudanças constantes e a dificuldade de estabelecer uma filosofia, com Luxemburgo, mesmo com alguns desfalques, o modelo permanece.

Além disso, em termos de elenco, muita coisa mudou desde que Luxa assumiu o comando. Henríquez, Henrique, Marcos Junior e Talles se estabeleceram no time titular. Maxi López deixou o Vasco, assim como Lucas Mineiro e Jairinho. Claudio Winck e Vinicius Araújo foram afastados. Medalhões como Bruno César e Valdívia perderam espaço. Jovens da base, como Gabriel Pec, Bruno Gomes, Nathan, Alexandre, Miranda, Ulisses, Caio Lopes e Vinícius ganharam chances.

Mais do que isso. Vanderlei Luxemburgo ajudou a blindar o elenco cruz-maltino. Passando por momentos de instabilidade com Alberto Valentim e Alexandre Faria por conta dos problemas internos e dos atrasos salariais, o clima no grupo é visivelmente melhor. Os jogadores atribuem a ele grande parcela do sucesso recente da equipe.

Ele ajuda a diretoria ainda no quesito contratações. Luxemburgo participou diretamente do processo de convencimento para as contratações de Marquinho, Richard e Clayton. Como o diretor executivo de futebol, André Mazzuco, é menos conhecido no mercado nacional, o treinador também atua como uma espécie de manager.

Mesmo deixando clara a luta do Vasco contra o rebaixamento, a presença de Vanderlei Luxemburgo foi benéfica em vários âmbitos para o clube. Inclusive nas redes sociais, com vídeos semanais no canal oficial e a utilização da hashtag #ApoiaOPojeto, algo agora rotineiro na comunicação. Contra a Chapecoense, no próximo sábado, às 19h, Luxa e o time terão a missão de retomar o caminho das vitórias no Campeonato Brasileiro.