Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

OPINIÃO: ‘O futebol ao sabor do constrangimento’

O sarcasmo dos torcedores ao escolher Sidão como 'Craque do Jogo' depois da atuação abaixo da média escancara como os brasileiros escolhem bodes expiatórios para derrotas<br>

'Valeu a pena expor o goleiro ao sabor da piada?' (Reprodução
Escrito por

Nelson Rodrigues disse certa vez que ‘‘a base sentimental da torcida é o ódio, não o amor. Sem o ódio, não há torcida possível’’. O sarcasmo dos torcedores nas redes sociais ao escolher o goleiro Sidão (que teve uma atuação fraca, assim como todo o Vasco na derrota para o Santos no Pacaembu) como o ‘‘Craque do Jogo’’ mantém o mal do brasileiro de buscar bodes expiatórios para derrotas.

Por mais que a Rede Globo tenha dado margem para o constrangedor episódio com Sidão ocorrer (a proporção foi tanta que a emissora deixou um pedido de desculpas ao atleta do Vasco), valeu a pena expor o goleiro ao sabor da piada? A premiação do "Craque do Jogo" não seria mais justa se exaltasse o golaço de Diego Pituca, ou a grande atuação de Rodrygo?

Sim, Sidão teve uma tarde para esquecer na meta do Vasco, em especial nas trapalhadas ao tentar sair com os pés. Mas não pode ser alçado a único culpado pelo Cruz-Maltino amargar a lanterna do Brasileiro. Para começar, o goleiro mal chegou ao clube e logo foi designado para, com urgência, substituir à altura Fernando Miguel, que vinha em um grande momento até se lesionar.

Além disto, os vascaínos lidam com uma sucessão de baixas na defesa,  passa por uma mudança de técnico e o nem sequer tem um diretor novo de futebol. Diante deste panorama, o desafio de conter o ímpeto adversário fica bem maior para o camisa 44, que luta para superar também suas próprias limitações.

Este é só o segundo jogo de Sidão na meta cruz-maltina. Depois de tamanho constrangimento, resta ao goleiro trabalhar firme, com a mesma serenidade que teve ao receber o "prêmio" de "Craque do Jogo". E, alheio à ironia dos internautas, desdobrar-se para escrever uma nova página com a camisa do Vasco.