Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Vasco inicia ‘prova dos 10’ para confirmar título e volta à Série A

Cruz-Maltino começa nesta terça-feira a série dos últimos dez jogos da Série B-2016

(Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br)
Escrito por

A derrapada foi feia na Arena Pernambuco. Levar 3 a 1 do Náutico não estava nos pensamentos nem do mais pessimista dos vascaínos. Mas, digerida a derrota, o Vasco precisa se concentrar na reta final da Série B: faltam 10 jogos para o termino da competição e é a hora de colocar à prova toda a preparação ao longo do ano.

Na “prova dos 10” cruz-maltina, cinco partidas serão como mandante – entre elas a última, contra o Ceará – e cinco serão como visitante – como a próxima, diante do Paysandu, amanhã, uma viagem que trará a reboque um confronto em Manaus, contra o Londrina.

No planejamento do Vasco, é importante que bobeiras recentes não se repitam para a confirmação da conquista da taça e, sobretudo, do acesso. A campanha até o momento – liderança, com 51 pontos, a dois do segundo colocado Atlético-GO e a sete do quinto colocado, o Brasil de Pelotas – deixa o time com 93% de chances de retorno à Série A, segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia. O aproveitamento é 60,7%.

– Se quisermos alcançar rápido a pontuação para primeira divisão, temos que ganhar os dois jogos, mas futebol não é assim. Serão jogos difíceis. Se conquistarmos quatro pontos, é bom. Se vierem os seis pontos, será ótimo. Em Manaus, temos a certeza de que a torcida vai ser maioria e vai nos incentivar – afirmou o técnico Jorginho, ainda no Recife.

Olhando as duas experiências do Vasco na Segundona, em 2009 e 2014, não há motivos para desespero. Tendo os mesmos 60,7% de aproveitamento até a 28ª rodada de 2014, o Vasco só precisou de 44% dos pontos conquistados para ser o terceiro e garantir o acesso. Em 2009, quando foi campeão da Série B, o time foi mais eficaz, com 66,6% de aproveitamento nos dez últimos jogos.

É claro que os mandos serão invertidos e o momento do campeonato era ouro, mas o Vasco conseguiu 56% de aproveitamento nos dez últimos jogos do primeiro turno . Ou seja, o prognóstico mais óbvio, apesar dos altos e baixos do time – que chegou a engatar série de cinco jogos sem vencer na Série B entre o fim do primeiro turno e o começo do segundo – é de acesso.

COMO FOI EM 2009?  
POSIÇÃO NA TABELA -
 A 10 rodadas do fim da Serie B de 2009, o Vasco era o líder, com 56 pontos, três a mais que o segundo colocado, o Guarani. A vantagem em relação ao quinto colocado - Figueirense - era de oito pontos.

RETA FINAL -
Nas 10 partidas subsequentes, o Vasco teve 66,6% de aproveitamento, com seis vitórias, dois empates e duas derrotas. Levando em conta o caminho apenas até o acesso, o aproveitamento foi invicto, com 83%. O Gigante da Colina foi campeão da Série B-2009 com 76 pontos.

COMO FOI EM 2014
POSIÇÃO NA TABELA - 
Faltando 10 rodadas para o fim da Série B de 2014, o Vasco tinha 51 pontos, na segunda posição, dois atrás da líder Ponte Preta e quatro a mais que o quinto colocado Ceará. O Cruz-Maltino estava com 60,7% de aproveitamento

RETA FINAL - Nas 10 partidas seguintes, o Vasco obteve três vitórias, três empates e quatro derrotas, com um aproveitamento de 40%. Contando até o jogo do acesso, na penúltima rodada, o aproveitamento foi de 44%. O Vasco terminou a Série B-2014 em terceiro, com 63 pontos.