Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Feliz ano novo? Vasco, até agora, tem embarque gradual na barca e poucos desembarques em São Januário

Poucos profissionais chegaram ao Cruz-Maltino - nenhum jogador - para a reconstrução do departamento de futebol. Nove jogadores já deixaram o clube, mas o número deve crescer

Leandro Castan é um dos que têm contrato com o Vasco, mas podem sair (Foto: Cléber Mendes / LANCEPRESS!)
Escrito por

O fato é: a anunciada reformulação no departamento de futebol do Vasco está caminhando a passos mais lentos do que todos gostariam: o clube e a torcida. Muita coisa precisaria acontecer e o processo não dependeria somente das vontades e possibilidades do Cruz-Maltino. Mesmo assim, a reorganização do time que já falhou clamorosamente em 2021 parece atrasada.

Atrasada não em relação aos concorrentes no Campeonato Carioca, que novamente passará longe de ser prioridade, mas para a estruturação do time de olho na próxima Série B do Campeonato Brasileiro. Nenhum jogador, por exemplo, foi contratado até agora.

Mas isso é até natural considerando que o clube está há mais de mês sem um diretor de futebol. Quem faz as vezes, por ora, é Carlos Brazil, que retornou ao Vasco na última quarta-feira. Ele e o técnico Zé Ricardo - este anunciado no sábado da semana passada - vêm avaliando possíveis contratações e saídas. Também estão encaminhados outros profissionais para a comissão técnica.

Já a barca vascaína tinha alguns nomes óbvios, outros prováveis e outras ainda deverão acontecer, mas poucas decisões fariam sentido de serem tomadas a poucas mãos. Como os cargos de comando foram - e ainda estão sendo - preenchidos aos poucos, nove jogadores e o técnico interino do time foram dispensados. O embarque foi sendo aos poucos. E o número deverá aumentar.

Deixaram o Vasco o técnico Fabio Cortez, profissional da comissão permanente que comandou o time na reta final da temporada, e os seguintes jogadores: Ernando, Walber, Zeca, Michel, Andrey, Romulo, Morato, Léo Jabá e Cano.

-> Confira a classificação final da Série B do Campeonato Brasileiro

Devido ao tamanho do fracasso, jogadores com contrato engatilhado, como Vanderlei e Léo Matos, e outros com contrato por pelo menos mais uma temporada, o exemplo expoente é Leandro Castan, também podem deixar o clube. Mas tudo está em fase de conversa e avaliação, inclusive alguns, como Daniel Amorim, que esteve no clube por empréstimo e pode continuar.

Por diferentes motivos, os diretores desejados não acertaram com o Vasco. A atenção, agora, se volta também para o mercado de jogadores. Também correndo contra o tempo.