O atacante Abuda — com passagens por Corinthians, Vasco e campeão mundial sub-17 pela seleção brasileira em 2003 — acumulou inúmeras histórias ao longo da carreira. Em entrevista à Mirante News, o atacante relembrou a época em que jogava ao lado de Edumundo e Romário, que acumulava as funções de jogador e treinador do Vasco. Segundo ele, o clima no vestiário era tenso, especialmente por causa da postura de Edmundo, que resistia às ordens do então técnico.

- Era complicado… A gente descia pro treino, Romário chamava todo mundo, apitava, e o Edmundo ficava jogando dama. Romário tocava o treino e ele apenas trabalhava separado com o preparador físico atrás do gol. Nem no rachão participava - contou.

➡️ Após quatro vitórias seguidas, Vasco entra em fase crítica e chega à quarta derrota consecutiva

Romário ao lado de Celso Roth em treino do Vasco (Foto: Gilvan de Souza/lancepress!; Digital)

Abuda ainda afirmou que acabou envolvido na situação que resultou na saída de Romário do comando da equipe. O estopim teria sido a divergência entre o Baixinho e Eurico Miranda, então presidente do clube, sobre quem deveria ser o atacante titular.

Ele relembrou o jogo contra o Botafogo, no Maracanã, quando o Vasco perdia por 2 a 0 e Romário, assistindo à partida de um camarote, desceu até o vestiário e ordenou que Abuda entrasse no lugar de Alan Kardec. O atacante entrou, participou das jogadas que levaram ao empate, mas o time acabou derrotado com um pênalti convertido por Lúcio Flávio nos minutos finais.

Rio de Janeiro; Brasil; Sao Januario; 30/08/2007; Futebol; Campeonato Brasileiro, 2º Turno. Jogo Vasco 4 x 1 Nautico, Abuda; Foto de Julio Cesar Guimaraes/ Lancepress; Digital;

➡️ Tudo sobre o Gigante agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Vasco

Na semana seguinte, Abuda treinou como titular e acreditava que seria mantido no time. Porém, pouco antes da partida, foi informado de que voltaria ao banco — e percebeu que Romário sequer estava no vestiário. Só depois soube o motivo.

- Treinei como titular a semana inteira. Quando cheguei ao vestiário, estranhei que o Romário não estava. O Alfredo Sampaio me chamou e avisou que eu não ia jogar. Depois descobri que o Romário pediu demissão porque o Eurico exigiu que o Kardec fosse escalado no meu lugar - relembrou.

Aos 39 anos, Abuda segue em atividade. O atacante assinou contrato para defender o Oratório, do Amapá, na temporada de 2026.

Para acompanhar as notícias do Vasco, acompanhe o Lance! Todas as informações e acontecimentos atualizados em tempo real.

Siga o Lance! no Google News