Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Dois turnos e ânimo novo: Vasco trabalha para reagir no Brasileiro

Equipe Cruz-Maltina tem o pior começo na competição na era dos pontos corridos e tem em Luxemburgo a esperança de reverter o momento

Luxemburgo comanda os treinos do Vasco no CT do Almirante (Foto: Rafael Ribeiro | VascoDaGama)
Escrito por

Atual lanterna do Campeonato Brasileiro com apenas um ponto em quatro rodadas, o Vasco vive momento conturbado na temporada. Para o novo treinador do clube, Vanderlei Luxemburgo, nada disso importa a partir de agora. A ideia do comandante é dar um novo ânimo aos jogadores com a ideia de iniciar tudo do zero.

O zagueiro Leandro Castan deixou claro, em entrevista coletiva, que o Vasco terá um recomeço a partir de agora. Com muita observação e conversa, Luxemburgo começa a mudar a rotina da equipe Cruz-Maltina.

- Acho que agora é vida nova. O professor conversou com a gente. O que ficou para trás não importa e nós temos agora um recomeço. Tivemos um começo ruim de competição, largamos mal no campeonato, mas temos oportunidade de já no domingo (contra o Avaí) fazermos uma grande partida. A ideia é dar uma arrancada no campeonato. Nossa equipe não merece estar ali e, agora com a ajuda do professor, tenho certeza que vamos sair dessa situação - disse Castan.

Como tem apenas o Brasileirão pela frente, Luxa deve tornar rotina o treinamento em dois períodos. Como o CT do Almirante não tem dormitórios para o descanso entre as atividades, o Vasco ainda precisará se adaptar ao novo momento.

Além disso, a parte física pode pesar. Com mais atividades, mesmo que o time tenha menos jogos do que os demais, a tendência é que o desgaste aumente. As lesões, inclusive, se tornaram um problema grande para o Cruz-Maltino em 2018 e neste ano, com o departamento médico sendo até questionado.

Pior início

O desejo por recuperação no Vasco é urgente. Após quatro rodadas no Campeonato Brasileiro, os números assustam e, com apenas um ponto, o Cruz-Maltino já tem o pior início desde 2003, momento em que a competição passou a ser disputada em pontos corridos.

A campanha é pior até do que nos anos em que o time de São Januário acabou rebaixado, em 2008, 2013 e 2015. O único ano que se assemelha é 2004, quando o Vasco também chegou à quinta rodada com um ponto. Porém, a equipe levou menos gols. Naquele momento, os vascaínos terminaram em 16º, com 54 pontos.