Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Conheça o Santos-AP, adversário do Vasco na primeira fase da Copa do Brasil

O clube amapaense disputa sua 5ª Copa do Brasil e receberá o Vasco em casa

Vasco pega Santos-AP na primeira fase da Copa do Brasil (Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)
Escrito por

Pela segunda vez, o Peixe da Amazônia enfrenta um time da Série A. No sorteio da Copa do Brasil, que a CBF realizou nesta quinta-feira (15), ficou determinado que o Cruz-Maltino vai ao Estádio Olímpico Zerão, em Macapá, para enfrentar o Santos-AP

Com apenas 43 anos, o Peixe amapaense, time da Série D do Campeonato Brasileiro, que surgiu a partir de um grupo de amigos, que inspirados no Santos de Pelé, Pepe e Coutinho (1973), decidiram criar um clube que, mais tarde, se tornaria uma fábrica de campeões.

Em meados de 1987, na segunda divisão do Campeonato Amapaense, o time conquistou seu primeiro título e, no ano seguinte, tornou-se bicampeão. Na década de 90, o clube sentiu a necessidade de acompanhar o novo modelo de se fazer futebol e se profissionalizou, em 1998, na Federação Amapaense de Futebol (FAF).

O primeiro título como profissional, veio na virada do século. O clube estava passando por momentos difíceis, sem recursos, campo para treinar e patrocinador. Mesmo com dificuldades, o time venceu por 3 a 1 o Mazagão Atlético Clube (MAC), com gols de Dengo Beirol, Penafort e Dinamite, Santos-AP tornou-se o Campeão Estadual da Série A em 2000.

Em 2003, o Peixe amapaense voltou à 2ª divisão e só conseguiu ser promovido em 2007, quando conquistou mais uma Série B do campeonato estadual. O segundo título de campeão na série A, veio em 2013. A partir daí, o time arrancou, tornando-se bi, tri, tetra e penta nos anos seguintes.

Novidades na Copa do Brasil: durante as duas primeiras fases do torneio, o jogo será único. Na primeira fase, o clube que estiver em posição mais elevada no Ranking Nacional de Clubes da CBF (Vasco), vai ter a vantagem do empate e a partida será disputada na casa do que estiver menor rankeado (Santos-AP). Na segunda, se houver empate, a classificação será decidida na disputa de pênaltis.