Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com 80 páginas, Vasco lança Currículo Metodológico da Base

Evento aconteceu no meio da tarde desta quarta-feira em São Januário e contou com a presença do presidente Eurico Miranda, jogadores, funcionários e o técnico Zé Ricardo

Paulo Fernandes/Vasco
Escrito por

A tarde desta quarta-feira foi de evento em São Januário. O Vasco lançou na oportunidade o Currículo Metodológico das categorias de base, uma espécie de guia para ser padronizado no trabalho entre todas as áreas do clube a partir de agora. Comandou a cerimônia o presidente Eurico Miranda para mais de 50 pessoas, entre outros dirigentes, atletas do profissional, da base, funcionários e o técnico Zé Ricardo.

O idealizador do projeto foi o diretor das categorias de base do Vasco, Álvaro Miranda, que também é filho do presidente cruz-maltino. Durante o evento, o dirigente comentou sobre a importância para o clube de ter um documento como esse - são 80 páginas na sessão, abordando diversos temas, passando por metodologia de treinamento até áreas médicas, como nutrição e fisiologia.

- O Currículo é um divisor de águas em relação ao trabalho desenvolvido na base do Vasco. Há 14 anos, quando eu comecei a estudar e me preparar para ser um profissional de futebol, eu já alimentava esse sonho de criar um Currículo Metodológico do Vasco da Gama. É uma coisa que diversos clubes do mundo e alguns do Brasil possuem - afirmou Álvaro Miranda antes de completar:

- Não é uma robotização, mas uma padronização do trabalho na base do Vasco, onde qualquer profissional que vier a trabalhar aqui, seja amanhã ou daqui a dez anos, tenha um norte a seguido, desde o trabalho físico, com todos os testes e variáveis, até os trabalhos técnicos, sistemas e modelos de jogo. Eu tenho certeza que o Vasco vai colher frutos no futuro. Os resultados foram significativos nos primeiros dois anos que implementamos.

Álvaro Miranda também comentou sobre as vitórias:

- Além de vitórias no campo, tivemos resultados também fora das quatro linhas, com ganho de conhecimento por parte dos atletas e dos profissionais. A gente costuma dizer que o Vasco não forma só atletas, mas profissionais. A maioria das pessoas que hoje trabalham no clube são oriundas da base, começaram como estagiários, e hoje estão seguindo carreira. Então, é com orgulho que anunciamos a divulgação desse conteúdo para os associados e toda comunidade vascaína.

Técnico da equipe profissional do Vasco, Zé Ricardo discursou sobre a importância de um projeto como o lançado nesta quarta-feira para o futuro do clube.

- Tenho pouco tempo neste retorno, mas no primeiro contato com o Álvaro ele já me disse que conseguiu realizar esse sonho, que agora está documentado. Muito legal saber que esse passo foi dado com a ajuda de todos. O que eu puder colaborar no profissional, vamos estar alinhados para isso. A ideia é interessantíssima de não abandonar o DNA do clube. Trabalhei muito tempo na base e sei o quanto é difícil enfrentar o Vasco, seja onde for. Nada resiste ao trabalho duro, temos que transformar isso em realidade - lembrou o treinador.

> Temas abordados no Currículo Metodológico do Vasco da Gama:

1 - Organização Administrativa
2 - Metodologia de Treinamento
3 - Estilo e Princípios de Jogo
4 - Componente Nutricional
5 - Componente Psicológico
6 - Treinamento de Força e Preparação Física
7 - Treinamento de goleiros
8 - Fisiologia
9 - Rotina Médica
10 - Recuperação Física
11 - Programa de Promoção de Talentos (Promove)