Barreira do Gigante

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Vantagem leva ao título carioca? Confira histórico das finais

De equipes que comprovaram sua superioridade em grande estilo, aos que ignoraram o primeiro jogo, o Campeonato Carioca tem muita história para contar

1997 - Botafogo x Vasco (Foto: Paulo Toscano)
Escrito por

A história das decisões do Campeonato Carioca é marcada por superioridades e por mudanças de rotas ligadas ao que o primeiro jogo de cada final encaminhou. E cada clube tem muita história para contar em relação à "vantagem": 

Às vésperas de Vasco e Botafogo fazerem o segundo jogo da decisão (na qual basta um empate para o Cruz-Maltino ser campeão), o LANCE! traz um retrospecto das rotas que cada decisão tomou. Confira!

1997 - FOGÃO DITA O RITMO DO TÍTULO 

Embora tivesse entrado em vantagem na final, o Botafogo viu o Vasco sair na frente no jogo de ida no Maracanã. Com gol de Ramón e provocação de Edmundo fazendo a "Dança da Bundinha", o Cruz-Maltino foi para o jogo decisivo podendo empatar. Porém, o Glorioso se firmou e conduziu a dança de campeão, ao vencer por 1 a 0 o jogo de volta, com gol de Dimba.

1999 - RODRIGO MENDES INICIA SÉRIE DE TÍTULOS DO FLAMENGO

Podendo jogar por dois empates para levar o Carioca, o Vasco abriu o placar no jogo de ida, com Edmundo, mas no segundo tempo, Fábio Baiano igualou o marcador. Após uma segunda partida para lá de equilibrada (na qual a equipe viu Romário se machucar no início do jogo), uma cobrança de falta de Rodrigo Mendes parou no cantinho do gol de Carlos Germano, garantindo o título do Rubro-Negro.

2000 - MENGÃO COMPROVA VANTAGEM EM CAMPO E É BICAMPEÃO

O Flamengo não teve piedade da vantagem de dois empates do Vasco, e chegou ao bicampeonato carioca em grande estilo. Logo de cara, Athirson, Fábio Baiano e Beto garantiram o triunfo por 3 a 0. No segundo jogo, Viola abriu o placar, mas Reinaldo de Tuta viraram o marcador, e a volta olímpica veio com vitória por 2 a 1.

2001 - A ODISSEIA DO TRI DO FLAMENGO  

A vantagem com a qual o Vasco entrara na final ficou ainda maior na primeira partida: após Petkovic abrir o placar para o Flamengo, Viola e Juninho Paulista deram a vitória por 2 a 1 na ida, e o direito da equipe ser campeã mesmo se perdesse por um gol. Com dois gols de Edílson para o Rubro-Negro e um de Juninho Paulista para os Cruz-Maltinos, o placar vinha se repetindo até os 43 minutos do segundo tempo. Até que Petkovic, em uma cobrança primorosa de falta, conduziu o Mengão ao tricampeonato sobre o maior rival.

2002 - FLUZÃO PASSEIA NA FINAL

Em Campeonato Carioca polêmico e conhecido como "Caixão", o Fluminense voltou seu foco para os gramados e não tomou conhecimento do Americano. No primeiro jogo, o ídolo Marcão e Roni garantiram a vitória por 2 a 0. O título veio com um 3 a 1, com gols de Roni, Flávio e Magno Alves (Washington marcou para os campistas).

2003 - VASCÃO DÁ A LETRA DE QUEM TEM VANTAGEM

A vantagem também foi garantida na final do lado cruz-maltino. Em jogo disputado no meio de semana, Marcelinho Carioca e Souza abriram o placar para o Vasco, e Alex Oliveira diminuiu, no triunfo por 2 a 1 na ida. Na partida de volta, Souza abriu o placar para os vascaínos, Ademílson igualou e, em jogo nervoso, um lançamento de letra de Léo Lima e jogada de Cadu culminou em novo gol de Souza: 2 a 1 e festa.  

2004 - MAIS UMA VEZ, FLAMENGO SUPERA O VASCO EM DOSE DUPLA

A conquista do Flamengo sobre o Vasco novamente foi comprovada com vitórias. No jogo de ida, Rafael e Fabiano Eller fizeram os gols rubro-negros, e Coutinho descontou para definir o placar em 2 a 1. O segundo jogo até trouxe um esboço de mudança de ares, quando Valdir abriu o placar para o Cruz-Maltino, mas Jean marcou três vezes, decretando o 3 a 1 e o título do clube da Gávea

2005 - FLUMINENSE ROUBA VANTAGEM NOS ACRÉSCIMOS

Surpresa na final do Campeonato Carioca, o Volta Redonda mostrou que não estava para brincadeira ao vencer por 4 a 3 o Fluminense no jogo de ida e ter a vantagem do empate. Em uma decisão emocionante, o Tricolor das Laranjeiras lutou muito, e garantiu a vitória por 3 a 1 somente aos 47 minutos do segundo tempo, com gol de cabeça de Antônio Carlos.

2006 - BOTAFOGO ESPANTA ZEBRA EM DOIS JOGOS

Novamente, um grande teve uma zebra pela frente e não decepcionou. O Botafogo abriu 2 a 0 no primeiro jogo da final contra o Madureira e, na partida de volta, garantiu o título com dois gols de Dodô e um de Reinaldo (Fábio Júnior fez o do Madura).


2008 - MENGÃO É IMPIEDOSO COM O BOTAFOGO

Assim como no ano anterior, o Flamengo encontrou o Botafogo da final, mas, desta vez, não precisou de pênaltis para se sobressair. No primeiro jogo, Obina encaminhou a vantagem com uma vitória por 1 a 0 no primeiro jogo. Lúcio Flávio chegou a esboçar uma reação do Alvinegro no segundo jogo, mas coube a Obina, por duas vezes, garantir a virada, que foi comprovada de vez com Diego Tardelli.

2012 - FLUZÃO PASSA POR CIMA DO BOTAFOGO

Renato chegou a abrir o placar para o Botafogo, com gol de Renato mas, já na primeira partida, o Fluminense foi construindo aos poucos seu título: Fred, Rafael Sóbis (2) e Marcos Júnior decretaram a goleada por 4 a 1. O jogo de volta trouxe a vitória por 1 a 0, com Rafael Moura comprovando vantagem tricolor.


2014 - COM POLÊMICA, FLAMENGO COMPROVA VANTAGEM

O reencontro de Flamengo e Vasco deu o que falar. Desta vez, foi o Rubro-Negro que jogou pelo empate, e o Cruz-Maltino abriu o marcador no jogo de ida, com Rodrigo, mas viu o adversário empatar em 1 a 1, com Paulinho. Na partida de volta, Douglas marcou de pênalti para o clube de São Januário mas, nos acréscimos, em um gol irregular, Márcio Araújo deu o título ao Fla.



2015 - VASCO RATIFICA VANTAGEM EM DUAS VITÓRIAS

A vantagem inicial de dois empates do Botafogo mudou de lado na reta final da primeira partida: o gol de Rafael Silva decretou o 1 a 0, e o clube de São Januário ficou a um empate do título. Mas o Cruz-Maltino foi além: abriu o placar com Rafael Silva e, após Diego Jardel igualar, ainda conseguiu o gol da vitória nos acréscimos, com Gilberto.


Em 1996, 1998, 2010, 2011 e 2013, não foi necessária final para conhecer o campeão carioca. Em 2007 e em 2009 Flamengo e Botafogo empataram os dois jogos por 2 a 2 e decidiram nos pênaltis, com os flamenguistas ficando com o caneco nas duas ocasiões.