Dia 27/10/2015
22:38
Compartilhar

Um dos maiores ídolos da história do Botafogo, Mário Jorge Lobo Zagallo, de 80 anos, aprovou nesta terça-feira a réplica da estátua que ganhará em sua homenagem, na entrada do Engenhão. O ex-jogador alvinegro, que atuou pelo clube entre 1958 e 1965, ganhou uma miniatura das mãos do presidente Mauricio Assumpção, na sede de General Severiano.

Durante a gravação do programa televisivo "Arena SporTV", que tinha Zagallo como convidado, Mauricio Assumpção falou sobre a homenagem ao Velho Lobo, que já estava definida desde agosto do ano passado. O dirigente mostrou uma réplica da estátua, feita pelo artista Edgar Duvivier:

- Ele deu o pontapé inicial de Botafogo x Vasco e nos deu sorte (Botafogo 4 a 0). Já temos estátuas do Garrincha, do Jarizinho e Nilton (Santos) e agora faremos uma do Zagallo. Ela é baseada em uma foto. Queríamos ir ao ateliê do Edgar, mas como ele está viajando, trouxemos a maquete.

Com os olhos brilhando e visivelmente emocionado, Zagallo aprovou a homenagem, agradeceu a Mauricio e chegou até mesmo a ensaiar uma conversa com a miniatura, como se estivesse falando com o Zagallo do passado:

- Primeiro quero agradecer pela homenagem, mas eu já posso conversar. É uma grande chance que tenho de falar com você (fala com a miniatura). Normalmente, o atleta não olha pra trás. Mas agora eu vejo o que você fez pelo mundo afora. Para mim é uma grande satisfação. Estou te vendo, e no dia da inauguração vou falar com você de novo.

O Engenhão já tem, na entrada de seu Setor Oeste, estátuas de Garrincha, Nilton Santos e Jairzinho. Segundo o presidente Mauricio Assumpção, Zagallo terá em sua camisa o místico número 13 estampado, ao contrário do número 11 que vestiu por toda sua carreira, por ter sido um ponta-esquerda.

Como jogador, Zagallo disputou 299 jogos pelo Botafogo, e marcou 22 gols. Pelo Alvinegro, foi bicampeão carioca em 1961 e 1962, além de ter conquistado os Torneios Rio São-Paulo de 1962 e 1964. Como técnico, foi bicampeão carioca em 1967 e 1968 e da Taça Brasil de 1968.

Siga o Lance! no Google News