Dia 01/03/2016
03:51
Compartilhar

A crise financeira do Santos não é novidade para ninguém. Sem patrocinador master desde janeiro de 2013, o clube já trocou três vezes de gerente de marketing no intervalo de um ano e segue sem perspectiva de acerto com alguma marca para estampar o espaço nobre do uniforme, que costuma ostentar acordos pontuais em jogos que passam na televisão. Mas, nesta sexta-feira à noite, um importante dirigente do clube resolveu tentar "ajudar" o Peixe a conseguir um novo patrocínio.

César Conforti, vice-presidente do Santos, postou em sua página no Facebook a seguinte mensagem "Santander patrocina o Santos Futebol Clube", em caixa alta e sem pontuação, indicando a possibilidade de ter fechado acordo de patrocínio com o banco espanhol. Em questão de minutos, a postagem do principal articulador da gestão de Modesto Roma Júnior "bombou" na internet, com comentários e republicagens de torcedores, sócios e conselheiros do Peixe.

Consultado pelo LANCE!, Conforti afirmou que a iniciativa visava, na verdade, estimular o banco a patrocinar o Santos. O Santander foi uma das corporações com quem o clube conversou e negociou acordo de patrocínio, assim como diversas outras empresas de várias áreas. Com o banco espanhol, entretanto, não houve acordo.

A postagem no Facebook para "estimular" um possível patrocinador é um procedimento bastante semelhante ao que tem feito uma página de humor dedicada a torcedores do Peixe, a "5ant0s m1l Gr4u". A página tem quase 65 mil seguidores, e de tempos em tempos cria campanhas para mobilizar torcedores. Recentemente, os criadores da página mobilizaram seus fãs a mandar mensagens para a página oficial da multinacional de eletrônicos Sony.

"O Santos está mal das pernas e vocês já não estão essas coisas, então o esquema é somar forças e conquistar o Brasil e o mundo, demorou? Estamos fazendo o corre porque a diretoria de marketing está engatinhando", escreveu a página de humor para a Sony, acompanhado da hashtag "#VemSony". Em seguida, milhares de santistas lotaram a caixa de emails e a página do Facebook da empresa.

A repercussão da brincadeira foi tão grande que a própria Sony entrou na onda. No dia seguinte da "invasão" de santistas, o Facebook da empresa postou uma foto de um de seus produtos personalizado com o mascote do Santos e a seguinte legenda: "No futebol ou na música, revelar talentos é fundamental", em referência ao DNA formador do Santos. A brincadeira parou por aí.

Na "campanha" de Conforti, entretanto, os resultados não foram tão positivos. O dirigente apagou a postagem de seu perfil e foi alvo de uma enxurrada de críticas, inclusive de conselheiros do Santos.

Siga o Lance! no Google News