O brasileiro Jorge Zarif está perto de conquistar a Copa Ouro da classe Finn, considerado o Mundial da categoria, em Tallinn, na Estônia. Após sete regatas, ele lidera a competição, com 45 pontos, 19 de vantagem para o segundo e terceiro colocados. Na Medal Race, marcada para este sábado, às 6h (de Brasília), ele precisa apenas terminar a prova. A disputa vai contar com a participação dos dez melhores colocados.
Nesta sexta-feira, foram disputadas três regatas. Zarif venceu a primeira, ficou em nono na segunda e foi o sétimo na terceira. Os resultados colocaram ele na ponta da classificação. O britânico Edward Wright e o francês Jonathan Lobert, com 64 pontos, também estão na luta pela taça. Bruno Prada, também do Brasil, ocupa a 67ª posição.
- Se eu conquistar o título mundial, será a primeira vez na história que um atleta ganhará o júnior e o aberto. Estou muito feliz - disse o brasileiro.
O velejador é uma das principais revelações do esporte no Brasil. Aos 20 anos, ele esteve nos Jogos Olímpicos de Londres, no ano passado. Em julho, ele já tinha conquistado o Mundial júnior da Finn.
Caso Zarif consiga confirmar a boa fase e conquiste o título, ele vai acabar com um longo jejum. Em 2013, foram completados 41 anos da última conquista brasileira na competição. A última vez que um representante do país levou a medalha de ouro foi em 1972, com Jörg Bruder. Ele aliás é o principal velejador brasileiro no torneio. No total, são três títulos (1970, 1971 e 1972), duas pratas (1966 e 1969) e mais um bronze (1968). Além dele, Carlos Biekarck, com um terceiro lugar em 1977, é o outro atleta do Brasil que já subiu ao pódio.