O gol sofrido em casa, numa competição como a Copa do Brasil, nunca é bom. Mas o importante para o Vasco, ontem, em São Januário, foi a vitória, por 3 a 1, sobre o América-RN, além da confiança que pode ter voltado. Ainda mais com novidades na escalação e na formação.
O 4-2-3-1, novo esquema de Celso Roth, pareceu ter funcionado no início da partida. O Vasco atacou bem mais que de costume. Quem não pôde fazer parte deste maior ímpeto foi Henrique. O lateral-esquerdo sofreu lesão e deu lugar a Christianno, aos seis minutos. Apesar da jogada perigosa do atacante Adriano, que não foi bem concluída pelo América, o time da casa dominava as ações.
Dagoberto deu trabalho. Aos 20 minutos, chutou forte, e a bola passou perto do gol de Bussato. Aos 28, o camisa 10 finalizou novamente com perigo. Mas novamente para fora.
A tônica da primeira etapa foi o maior volume vascaíno e o América apostando nos contra-ataques. Mas o gol saiu somente aos 47 minutos. Anderson Salles cobrou escanteio, Riascos desviou na primeira trave e Herrera completou, marcando pela primeira vez pelo Cruz-Maltino.
Os times foram para o intervalo, voltaram e a alegria da torcida mandante não durou muito. Aos sete minutos, Aislan chutou em falso ao tentar afastar a bola, após defesa de Jordi. Erro fatal não perdoado por Reis, que entrara no intervalo e fez 1 a 1.
Mas o Vasco continuou no ataque. Jhon Cley, que havia entrado no segundo tempo, fez boa jogada pela direita e sofreu pênalti, convertido por Anderson Salles, aos 17 minutos. O Gigante da Colina voltava a liderar o placar e, antes de o time ser novamente ameaçado, Emanuel Biancucchi tratou de balançar a rede. Aos 33, ele acertou, da entrada da área, um chute indefensável.
Mas as emoções parecem não ter fim em São Januário. A equipe precisou segurar o resultado com um jogador a menos. Dagoberto foi expulso aos 35 e não joga a partida de volta, na próxima quarta-feira.
FICHA TÉCNICA
VASCO 3X1 AMÉRICA-RN
Data/Hora: 15/7/2015, às 21h (de Brasília)
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Público e renda: 2.689 pagantes / R$ 63.480,00
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Auxiliares: Herman Brumel Vani (RJ) e Alex Ang Ribeiro (SP)
Cartões amarelos: Dagoberto e Christianno (Vasco); Flavio Boaventura (América-RN)
Cartões vermelhos: Dagoberto (Vasco)
GOLS: Herrera, 47'/1T (1-0); Reis, 7'/2T (1-1); Anderson Salles, 17'/2T (2-1); Emanuel Biancucchi, 33'/2T (3-1)
VASCO: Jordi; Madson, Aislan, Rodrigo e Henrique (Christianno, 6'/1T); Anderson Salles, Guiñazú e Emanuel Biancucchi; Riascos (Jhon Cley, 10'/2T), Herrera (Thalles, 26'/2T) e Dagoberto - Técnico: Celso Roth
AMÉRICA-RN: Busatto; Lucas Newton, Flavio Boaventura, Cleber e Rafael Estevam (Gláucio, 30'/2T); Judson, Zé Antonio Paulista e Álvaro; Marcelo Maciel (Reis, intervalo), Cascata e Adriano Pardal (Bruno Farias, 41'/2T) - Técnico: Roberto Fernandes