Chegou, fardou e jogou. Literalmente, essa foi a rotina de Eduardo Vargas no Grêmio. Apresentado no sábado, regularizao na terça-feira, o jogador viajou e chegou em Quito na quarta-feira, dia do jogo. Entrou no segundo tempo e foi um dos destaques do time comandado por Vanderlei Luxemburgo. Correu, driblou, armou pelos lados do campo. Estará, como titular, na partida da próxima quarta contra a LDU, na Arena tricolor.
A lógica é clara: Vargas foi o principal investimento para a temporada. Maior reforço, como foi regularizado à tempo, viajou para Quito e atuou por 45 minutos sem ter feito um único treinamento com os companheiros. Com tempo de preparação e clube, irá para o jogo como titular, ao lado de Marcelo Moreno.
- Futebol é essa coisa maravilhosa. O cara nem treinar e rabiscar para um lado e para outro. É a essência, a coisa mágica, de não ser uma ciência exata. Entrar depois de chegar de tarde e incomodar os caras. Não contratei o Vargas para deixá-lo no banco. Vamos ver como vamos situar a entrada do Vargas. Pode ser a mudança que vamos trabalhar. Não porque jogamos mal. O comportamento foi de quem está buscando algo, está preparada - explicou o técnico Vanderlei Luxemburgo.
Ainda no sábado, no restaurante do Hotel Deville, onde Vargas foi apresentado, Fábio Koff reuniu o advogado do departamento de futebol, Gabriel Vieira, o supervisor Antônio Carlos Verardi, empresários que ajudaram na negociação e outros dirigentes. Perguntou se seria possível regularizar o jogador para atuar na Libertadores. Seu Verardi respondeu que achava praticamente impossível. Mas um de seus assessores o incentivou. O telefonema seguinte foi para o jurídico: "Quero o jogador na Libertadores". A partir daí, um mutirão se formou.
Na segunda-feira, cedo pela manhã, o jogador fez documentos antes mesmo de os órgãos abrirem oficialmente, lá estava o jogador fazendo documentações e tirando CPF, por exemplo. A última ponta era falar com o Napoli. Os italianos só aceitaram concretizar a transferência no sistema da Fifa com o dinheiro na conta. O que aconteceu na terça pela manhã. Depois, foi a hora de consultar a Conmebol para saber se o jogador teria de estar regularizado 48h antes da partida. Com o ok da entidade, o chileno foi inscrito.
- A estreia do Vargas foi muito interessante, entrou superbem. Vai estar descansado no próximo jogo e vai poder ajudar a equipe - comentou o zagueiro Cris.
A logística gremista tem ainda a presença em Quito até o final da tarde desta quinta-feira. A delegação tricolor tem chegada prevista para sexta-feira. Por mais incrível que possa parecer, o Tricolor joga nesta quinta, pelo Gauchão, com um time recheado de jovens gremistas.