Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Por uma geração inteira, Espanha enfrenta o Chile podendo cair na Copa

Vidal, Chile (Foto: Martin Bernetti/AFP)
Escrito por

A Espanha entra em campo nesta quarta-feira pela Copa do Mundo contra o Chile pela sua sobrevivência no torneio. Mas há muito mais um jogo. Praticamente uma geração inteira. Não faltam grandes campeões no atual grupo da Fúria, mas depois da goleada por 5 a 1 contra a Holanda, até o famoso "tiki-taka" foi colocado em xeque. E o palco é o Maracanã, lugar que não traz grandes lembranças. Para os rivais, jogo também de vida ou morte.

O técnico Vicente del Bosque admite algumas mudanças, mas nem fala em quantas, muito menos em quais. De qualquer forma, o treinador mantém a calma e lembra que nada está perdido. Muito pelo contrário.

- Estamos muito doloridos, mas temos uma chance de seguir adiante. Temos que entender as críticas após essa derrota, mas não podemos perder a nossa identidade, não vamos fazer isso - disse Del Bosque em coletiva nesta terça, no Maracanã, rechaçando que pensa em uma goleada sobre o Chile para recuperar o saldo de gols:

- Pensar nisso seria antidesportivo. Penso em vencer a partida. Temos que ser valentes e agressivos.

De acordo com a imprensa espanhola, Del Bosque vai promover uma série de alterações. Xavi, símbolo do futebol espanhol nos últimos anos, deve dar vaga a Koke. Piqué, outro "medalhão", deve ser barrado. Pedro, Juanfran e Torres também podem começar a partida.

Do outro lado, o técnico Jorge Sampaoli valoriza a possibilidade de eliminar o atual campeão do mundo. Se o Chile vencer a Fúria, e a Holanda derrotar a Austrália, os classificados do Grupo B já estarão definidos. Mas se os sul-americanos saírem derrotados, terão que vencer a Laranja na rodada derradeira.

- A partida contra a Espanha é muito importante para nós e para eles. Cada partida é fundamental para a classificação. Com a maturidade dos jogadores da Espanha, já superaram o que aconteceu contra a Holanda. A eliminação dos últimos campeões seria histórico. Tirá-los de uma Copa seria uma motivação para nós - disse Sampaoli, que não deverá contar com Vidal, também no Maracanã.

O pontapé inicial da partida no Maracanã está marcado para 16h (de Brasília), e vai ter transmissão em tempo real no LANCE!Net.

FICHA TÉCNICA
ESPANHA x CHILE

Local: Maracanã (RJ)
Data-hora: 18/06/2014, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Mark Geiger (EUA)
Auxiliares: Mark Hurd (EUA) e Joe Fletcher (CAN)

ESPANHA: Casillas, Juanfran, Javi Martínez, Sergio Ramos e Jordi Alba; Busquets, Koke e Iniesta; David Silva, Pedro e Fernando Torres. Técnico: Vicente del Bosque
CHILE: Bravo, Isla, Medel, Jara e Mena; Aránguiz, F. Gutiérrez (Vidal), Díaz e Valdívia; Vargas e Sánchez. Técnico: Jorge Sampaoli