Dia 27/10/2015
22:17
Compartilhar

A Uefa incluiu nesta quarta-feira a seleção de Gibraltar na tabela de competições oficiais pela primeira vez. O pequeno território britânico ao sul da Espanha está próximo de disputar as Eliminatórias para os Europeus Sub-19 e Sub-17. O nome da localidade está com um asterisco, pois ainda vai passar por uma votação em maio, e precisa ser aprovado pela maioria dos 53 membros da entidade.

Em outubro passado, Gibraltar conseguiu um status de membro provisório, e até vai fazer estreia oficial em janeiro, quando joga uma partida de futsal contra Montenegro.

De acordo com Gareth Latin, presidente da Federação de Futebol de Gibraltar, é um orgulho para o território, e não trata-se de nenhum jogo de bastidores.

- Não tem nada a ver com política, como estamos falando desde o início. Queremos pensar no futebol e trabalhar em unidade - garantiu.

Gibraltar tem apenas 6,8km², e trata-se de um território ultramarino britânico (assim como Bermudas, Ilhas Cayman, Malvinas, Ilhas Virgens Britânicas e outras) que fica logo abaixo da Espanha e tem cerca de 30 mil habitantes.

De acordo com Latin, Gibraltar tem seis times na divisão principal, e cerca de 600 jogadores jogadores cadastrados. Para ele, países como Andorra, Ilhas Faroe e San Marino servem como exemplo.

A Espanha é uma das principais opositoras. Mas Latin diz que quer se aproximar do presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Angel María Villar, que também é membro da Uefa, vice-presidente da Fifa, e pessoa influente na votação. Ele disse ainda o que espera disso tudo.

- Espero conhecê-lo em breve, quero ser amigo dele para construirmos contato. No fim de tudo, não espero que os países do leste europeu saibam quem Gibraltar é, essa é a realidade. O importante é criar a consciência, estamos esperando isso por 14 anos - concluiu.

Siga o Lance! no Google News