A Uefa anunciou nesta segunda-feira, 15, a abertura de um procedimento disciplinar contra a Federação Croata por racismo e conduta imprópria de sua equipe, que levou cinco cartões amarelos, na partida contra a Itália, na última semana, em jogo válido pelas Eliminatórias da Eurocopa de 2016.
Ainda não se sabe se a investigação por racismo está relacionada ao desenho de uma suposta suástica, símbolo do nazismo, presente no gramado do Poljud Stadium, e vista durante o jogo contra a Itália, ou se está ligada aos cânticos racistas por parte da torcida croata no jogo contra a Noruega, realizado na quinta rodada das Eliminatórias. O caso será apurado pelo Comitê de Controle e Disciplina da Uefa no próximo dia 16 de julho.
A Federação Croata de Futebol (HNS) se posicionou sobre a marcação da suposta suástica no gramado e através do porta-voz da entidade, Tomislav Pacak, afirmou que o desenho pode ter sido uma sabotagem contra o país. De toda forma, o representante da federação pediu desculpas:
- É uma vergonha para a HNS e para a Croácia. Pedimos desculpas a quem estava acompanhando a partida pela televisão e aos nossos visitantes italianos.
E MAIS:
>Suposta imagem de suástica aparece no campo durante Croácia x Itália
>Barcelona acerta renovação com Pedro e Jordi Alba
>Neymar renova com o Barcelona até 2020, diz jornal
>Sampdoria estuda contratação de Balotelli para fazer dupla com Eto'o
>Falcao García aceita termos do Chelsea e anúncio fica mais próximo
Pacak afirmou que o autor da marcação ainda é desconhecido, mas garante que a federação vai apurar os responsáveis pelo fato que chamou a atenção do mundo da bola.
- O símbolo foi feito entre 24 e 48 horas antes do jogo. Tudo para não ficar visível - completou o porta-voz.
Croácia e Itália jogaram de portões fechados por conta de gestos racistas da torcida croata na partida contra a Noruega, na rodada passada, em Zagreb.