Com a chegada de Ricardo Pinto ao comando técnico da equipe, o Paraná obteve sua primeira vitória em 2011, avançou à segunda fase da Copa do Brasil e já vê um futuro melhor mais próximo. Porém, quando tudo parece caminhar bem, algo quebra a harmonia - ou, ao menos, baixar os ânimos.
O lateral-esquerdo Henrique e o meia-atacante Diego não se reapresentaram junto com o restante do elenco paranista no início da semana. Henrique faltou a uma das atividades de terça-feira alegando ter perdido o voo de Porto Alegre, onde estava, para Curitiba. Diego, por sua vez, ausente dos treinos de terça e quarta, justificou-se com problemas familiares que teriam-no obrigado a permanecer em São Paulo.
A comissão técnica, no entanto, não fora informada e, com isso, ambos perderam a vaga de titular no Tricolor Paranaense para a partida das 18h30 deste domingo, contra a Roma, no Durival de Britto. De acordo com o treinador, no entanto, a barração dos dois não se deveu à ausência, mas sim a questões físicas:
- Eles não estão fora por indisciplina, mas por uma questão física. Não estão preparados para jogar os 90 minutos. Estão cansados física e psicologicamente - disse Ricardo Pinto.
O comandante paranista rechaçou qualquer possibilidade de negligência:
- Eles não abandonaram o grupo, só não treinaram e não demonstraram o condicionamento físico necessário para jogar.
Incidente preocupa pelo momento do clube
Apesar de relevar o atraso na reapresentação dos atletas, Ricardo frisou a necessidade de impor a disciplina no clube, sobretudo em virtude do momento vivido pelo Tricolor Paranaense, que teve de esperar 12 partidas para conquistar sua primeira vitória em 2011.
- Não posso levar para o lado pessoal, não faz sentido. É uma questão íntima a cada um deles. Só fico preocupado com o nosso momento, que é muito delicado. Temos que, de alguma forma, mostrar que existe um padrão de conduta - ponderou o treinador.
A equipe paranista deve ter quatro modificações em relação ao clássico contra o Coritiba, no último domingo: a volta do atacante Léo, Lima substitui Henrique na lateral esquerda e Taianan e Vinícius recebem chance no meio. A provável equipe que começará a partida de hoje é: Thiago Rodrigues, Paulo Henrique, Luciano Castán, Rodrigo Defendi e Lima; Anderson, Luiz Camargo, Taianan e Vinícius; Kelvin e Léo.
Confira um bate-bola exclusivo com Ricardo Pinto, técnico do Paraná:
LANCENET!: Crê que barrar Diego e Henrique seja o melhor a fazer, tendo em vista a questão da disciplina do grupo?
Ricardo Pinto: Vejo mais como uma questão de coerência com quem está se empenhando. Todos vêm treinando muito, mais do que antes, e aquele que não está concentrado dessa forma não pode jogar. Eles (Diego e Henrique) têm condições de conseguir um lugar na equipe, mas estou sendo coerente com quem está trabalhando.
LANCENET!: Como você vê o Paraná em relação à possibilidade de salvação do rebaixamento no Estadual?
Ricardo Pinto: Desde que assumi, a equipe progrediu, principalmente no aproveitamento. Ainda não deu tempo de fazer muito, mas o caminho é esse. Por isso, a chance de salvação é total, pois não dependemos mais de ninguém. Passamos a depender apenas de nós mesmos e, dessa forma, o passo que demos foi grande.
LANCENET!: Ausência de titulares como Diego, Henrique e Kerlon (lesionado) pode prejudicar?
Ricardo Pinto: Acho que não, pois a diretoria trabalhou para trazer reforços, como o Ricardinho, o George e o Leandro Silva. Perdemos o Kerlon, mas ganhamos outros reforços. O elenco está com um numero bom de jogadores. Agora é pensar no Paranaense e na Copa do Brasil e trabalhar para dar condições aos jogadores que estão aqui para trabalhar.