Dia 01/03/2016
00:11
Compartilhar

Rafael Longuine tem apenas quatro jogos disputados pelo Santos e neste sábado fará o segundo como titular. Por coincidência, também será o segundo clássico em que começará jogando. Primeiro nome testado por Marcelo Fernandes na vaga de Robinho, o camisa 17 agora terá a difícil missão de substituir Lucas Lima, suspenso por três cartões amarelos.

– O futebol do Lucas Lima é grandioso, e ele é um grande jogador, mas aqui no elenco todos têm qualidade para substituir. O que o professor Marcelo optar será o melhor para o Santos – despista Longuine, em entrevista ao LANCE!.

Apesar do discurso de que "ainda tem dois ou três treinamentos pela frente", Longuine já foi avisado que ele deverá ser titular contra o Corinthians no sábado. A ideia de Marcelo é escalá-lo ao lado de Lucas Otávio e Renato no meio de campo.

O jogador, revelação do Campeonato Paulista de 2015 com a camisa do Osasco Audax, ainda briga por espaço, mas tem seus trunfos para exibir ao comandante: ele foi o terceiro melhor nos chutes a gol do Estadual e pode ajudar a derrubar a marca do Peixe de pior finalizador de todo o Campeonato Brasileiro, torneio em que o Peixe está na zona de rebaixamento com sete pontos em 21 disputados.

Marcelo Fernandes tem confiança no futebol do meia e gosta da habilidade de conclusão com as duas pernas. Além, é claro, da constante chegada ao ataque. Satisfeito com os elogios, o próprio jogador acredita que esse é o seu diferencial.

– Eu tenho isso como minha característica, de sempre finalizar, chegar o mais próximo do gol possível. Agora cabe a mim aproveitar quando tiver as oportunidades. Até porque eu posso atuar em mais de uma posição, né? Sou versátil, e tenho característica de chegar como atacante e também de buscar jogo, mais centralizado – diz o jogador.

Depois de ficar dois jogos no banco sem ser utilizado, Longuine estreou na derrota fora de casa diante da Chapecoense, depois foi acionado no empate em 2 a 2 com o Sport, começou jogando na derrota para o São Paulo e ainda teve mais uma chance no outro 2 a 2, desta vez contra o Atlético-MG. Isso significa, portanto, que ele ainda não venceu com a camisa do Santos. Contra o Corinthians, ele sabe que os três pontos são inevitáveis para a pressão não aumentar sobre ele e principalmente sobre o Peixe, que teve dez dias de descanso até este compromisso.

– A gente tem a consciência de que esse jogo é muito importante para nós e que não dá para pensar em outra coisa que não seja vencer. O Santos vai sair dessa – torce o meia.

Além da necessidade do resultado, Longuine começa jogando pela segunda vez em um momento simbólico. O Santos está muito perto de acertar a venda do titular Lucas Lima ao Porto, de Portugal. Assim, o meia seria o substituto imediato e ganharia status de titular pouco tempo após ser contratado pelo clube. Longuine evita falar do tema, mas quer uma sequência:

– Eu venho trabalhando forte nos treinamentos. E quero aproveitar as chances quando elas aparecerem.

VEJA UM BATE-BOLA EXCLUSIVO COM RAFAEL LONGUINE:

Rafael Longuine: O time pensa em usar o jogo contra o Corinthians para mudar os rumos neste Brasileirão?
LANCE!: O momento que estamos passando é passageiro, porque nosso grupo é muito bom, e o ambiente também. Cabe a nós chegar sábado, fazer uma grande partida, virar essa chave e as vitórias aparecerem. Com ajuda da torcida, precisamos vencer o jogo.

Você já disse que ouviu não em teste no Corinthians. Lembra?
Faz muito tempo isso. Fiquei um mês em Itaquera, até treinei uma semana com os profissionais, mas acabei saindo. Foi uma experiência boa, levo para minha vida e guardo com carinho. É aprendizado, porque sei do meu potencial, e cabe a mim mostrar isso aqui no Santos.

Está esperando uma sequência de jogos na equipe do Santos?
Isso faz diferença para te dar mais confiança. Com tempo em campo e mais entrosamento, vai caber só a mim aproveitar todas as chances.

Siga o Lance! no Google News