A derrota do Corinthians para o Luverdense, na última quarta-feira, por 1 a 0, em Lucas do Rio Verde (MT), deu o ar da graça a mais uma zebra que pode pintar e bordar no futebol brasileiro. Apesar do bom resultado em casa, o modesto time da Série C do Brasileirão ainda terá de segurar o Timão dentro do Pacaembu, na próxima quarta-feira, pela partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.
Mas se engana quem pensa que o Time do Parque São Jorge, atual campeão Mundial de Clubes, foi o único a perder para equipes pequenas ou de divisões muito inferiores nos cenários de seus respectivos países. O LANCE!Net resolveu listar algumas derrotas marcantes destes tipos. Relembre:
No Brasil:
Palmeiras 0x1 ASA
O arquirrival do Corinthians caiu diante do time de Arapiraca na Copa do Brasil de 2002. Na época o ASA nem na terceira divisão do Brasileirão estava e disputava apenas o Campeonato Alagoano. Depois de perder por 1 a 0 no nordeste, o Palmeiras ganhou de 2 a 1 no Parque Antártica, mas acabou eliminado por conta do gol fora do adversário.
Vasco 0x3 XV de Novembro (RS)
A goleada sofrida pelos cariocas foi dentro de São Januário, o que deixou o vexame ainda maior na Copa do Brasil de 2004. De quebra veio a eliminação, já que o resultado no Rio Grande do Sul havia ficado no 1 a 1. O XV de Novembro, na época, disputava apenas o Campeonato Gaúcho e não tinha lugar em nenhuma divisão nacional.
Corinthians 0x3 Cianorte
O Timão sofreu com o modesto time do Paraná fora de casa. Apesar da vergonha passada em Cianorte, os alvinegros conseguiram se recuperar no Pacaembu vencendo por 5 a 1. O placar garantiu a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil de 2005. O adversário também não tinha divisão nacional.
Vasco 0x3 Baraúnas
Outra lavada dentro de São Januário. Depois de empatar por 2 a 2 no Rio Grande do Norte, o Time da Colina tomou outro 3 a 0 dentro de casa e caiu nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2005. O Baraúnas, na época, era da Série C do Brasileirão. Naquele ano, terminou em 46º lugar na tabela.
Santos 0x1 CSA
O Peixe sucumbiu frente ao time de Alagoas dentro da Vila Belmiro na Copa do Brasil de 2009. Depois de um empate por 0 a 0 fora de casa, o Santos não conseguiu confirmar seu favoritismo dentro de casa contra um CSA que disputava a Série D do Campeonato Brasileiro.
Pelo mundo:
Arsenal (ING) 1x1 Bradford City (ING) - 2x3 nos pênaltis
O time de Londres ficou no empate com o pequeno Bradford, da terceira divisão da inglesa. Na disputa de pênaltis, caiu fora das quartas de final da Copa da Inglaterra na temporada 2012/2013. A zebra ainda conseguiu chegar na final da competição.
Atlético de Madri (ESP) 0x1 Albacete (ESP)
O time da capital espanhola ficou pelo caminho na fase de primeira eliminatória da Copa do Rei de 2009/2010 ao perder os dois jogos para o Albacete, da terceira divisão local. A partida de ida, no entanto, já havia sido vencida pelo modesto clube por 2 a 1.
Real Madrid (ESP) 0x4 Alcorcón
Um dos maiores vexames do futebol mundial. Os Galácticos pararam na equipe da terceira divisão espanhola após um sonoro 4 a 0 fora de casa. Apesar do 1 a 0 pró no Santiago Bernabéu, o Real deu adeus à Copa do Rei de 2009/2010.