Depois de eliminar a Colômbia da Copa América nesta sexta-feira em Viña del Mar, na cobrança de pênaltis, o técnico da Argentina, Gerardo Martino, falou sobre a competição decepcionante dos Cafeteros, que chegaram como favoritos, com um setor ofensivo poderoso, no entanto, são eliminados com apenas um gol marcado. Para Tata, as explicações para o fracasso pela seleção comandada pelo seu compatriota José Pekerman são bem óbvias.
- Estou convencido de que o nível dos jogadores é determinante na hora de poder sustentar uma ideia e forma de jogar. A Colômbia chegou à Copa com futebolistas em estado de forma muito melhor que essa Copa América. Não só por lesões e suspensões, mas o ano que haviam tido alguns jogadores, com menor quantidade de minutos. Falcao García não foi à Copa, Caudrado trocou de time e foi muitas vezes reserva, agora vêm jogar no fim de uma temporada e tem algum tipo de consequências. Acho que tem que analisar por aí, não pelo nível coletivo - disse Tata Martino após o jogo, durante entrevista coletiva.
O ex-técnico de Paraguai, Newell's Old Boys e Barcelona falou ainda sobre a sequência da Copa América. A Argentina agora espera pelo vencedor de Paraguai e Brasil, que jogam neste sábado às 18h30 (de Brasília) em Concepción por uma vaga na semifinal do torneio.
Sabemos o que vem por diante, se conseguimos passar por Paraguai, Uruguai e Colômbia, qualquer coisa pode vir, é uma Copa América difícil, mas estamos em um grupo de jogadores excepcional. Além de jogar bem tem muita coragem - concluiu.