Uma reunião marcada para às 11h da próxima quarta-feira pode mudar de vez o ranking de campeões brasileiros. Isso porque a Confederação Brasileira (CBF) se reunirá com Cruzeiro, Botafogo e Santos para definir se os clubes que conquistaram a Taça Brasil e o Robertão serão considerados campeões brasileiros.
- A reunião está confirmada. Há tempos vínhamos tentando conversar com o presidente (da CBF) Ricardo Teixeira sobre isso - disse Guilherme Mendes, diretor de comunicação do Cruzeiro.
Entre 1959 e 1970, antes do primeiro Campeonato Brasileiro, a Taça Brasil (dez edições) e o Robertão (4) foram os torneios que reuniram os principais clubes do país.
Os campeões da época foram Bahia (um), Palmeiras (quatro), Santos (seis), Cruzeiro (um), Botafogo (um) e Fluminense (um), e tem há algum tempo um dossiê com documentos da época.
Se os títulos forem unificados, Santos e Palmeiras serão os mais beneficiados. O Peixe, atualmente bicampeão brasileiro, vai poder se considerar octacampeão nacional. Caso parecido com o de seu rival alviverde, hoje tetracampeão brazuca e que também se tornaria octo do Brasileirão.
Situação curiosa vive mesmo o Bahia, que pode “ganhar”umBrasileiro mesmo estando na Série B, e perto de retornar à elite em 2011.
- São coisas do futebol - desconversou Elizeu Godoy, superintendente de futebol do Bahia.