Dia 21/10/2015
19:16
Compartilhar

Não será nenhum clássico da Premier League que prende a atenção do torcedor inglês neste fim de semana. Swansea e Bradford decidirão neste domingo a Copa da Liga Inglesa no mítico estádio de Wembley. E por que este duelo entre um clube médio da elite e uma equipe da Quarta Divisão está sendo tão aguardado?

Em primeiro lugar, trata-se de uma final que dará ao vencedor um lugar na próxima Liga Europa. Além disso é a chance para o Swansea conquistar o seu primeiro grande título em 101 anos.

O futebol do Swansea também chama a atenção. A começar pelo fato da equipe ser comandada pelo ex-craque dinamarquês Michael Laudrup. Depois, por ter investido pouco, mas de forma certeira, na montagem do time.

Um dos destaques da temporada inglesa, o atacante espanhol Michu foi contratado pelo Swansea por 2,5 milhões de euros (R$ 6,5 milhões) junto ao Rayo Vallecano, da Espanha. Até o momento ele anotou 18 gols em 32 partidas oficiais pela equipe.

Boas recordações

O técnico Michael Laudrup também tem boas recordações de Wembley, da sua época de jogador. Foi ali que o ex-meia conquistou pelo Barcelona o título europeu de 1992. Antes, em 1983, ele ajudou a Dinamarca a bater a Inglaterra por 1 a 0, classificando a seleção para a Eurocopa de 1984.

– Foram os dois melhores momentos de minha carreira como jogador. Espero que domingo venha o terceiro – afirmou Laudrup sobre a decisão.

Bradford já levantou taça

Um ano antes do Swansea ser fundado, o Bradford comemorava a conquista do seu único título até hoje. Em 1911, o clube conquistou a Copa da Inglaterra ao bater o Newcastle na final. No entanto, desde então, a equipe não chegou a nenhuma outra decisão.

O clube também é protagonista de um dos maiores desastres da História do futebol inglês. Em 1985, uma das arquibancadas do Estádio Valley Parade, do Bradford, pegou fogo durante uma partida da Terceira Divisão contra o Lincoln City. O fogo matou 56 torcedores e deixou 265 feridos.

O incidente ocorreu apenas três semanas antes da tragédia de Heysel, na final da Copa dos Campeões daquele ano.  

COM A PALAVRA
Charlie Wyatt
Repórter do "The Sun" (ING)

Swansea é favorito, mas deve ter cuidado

Swansea é o favorito, mas não tão disparado mesmo enfrentando uma equipe da Quarta Divisão. É uma decisão em jogo único e o Bradford pode surpreender, como já vem fazendo ao longo da competição. Porém o Swansea é o “queridinho” do futebol inglês, pois é uma equipe que há seis anos estava na mesma divisão em que o Bradford se encontra hoje. Desde então, o clube apresentou um crescimento vertiginoso e agora está em seu ponto mais alto.

Siga o Lance! no Google News