A segunda edição do Simpósio de Futebol foi realizada entre os dias 16 e 18 de julho, em Curitiba, e promoveu um debate sobre os modelos de gestão no cenário atual do futebol brasileiro e mundial. Um público de aproximadamente 200 pessoas prestigiou o evento e teve a oportunidade de ver representantes de várias áreas relacionadas ao esporte mais popular do país.
Entre os palestrantes, o simpósio contou com o secretário de esportes do Paraná e árbitro da Fifa, Evandro Rogério Roman, o doutor em sociologia do esportes Maurício Murad, o preparador físico da Seleção Brasileira Carlinhos Neves, os treinadores Levir Culpi, Ricardinho (Paraná) e Ricardo Drubscky (Atlético-PR), bem como o presidente do Coritiba Vilson Ribeiro de Andrade e o superintendente de futebol do clube, Felipe Ximenes.
Na edição deste ano, em clima de preparação para a Copa do Mundo de 2014, foram debatidos temas importantes do cenário esportivo, tais como a gestão do futebol (carro-chefe das discussões), arbitragem, psicologia, mídia, preparação física, entre outros.
– O futebol vai além do que vemos em campo, foge das quatro linhas. Aborda várias áreas, e por isso realizamos esse evento para que as pessoas possam conhecer um pouco mais do que existe no meio deste esporte – disse o coordenador do Simpósio, Eros Mathoso, durante o encontro.
O debate, que ocorreu na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) foi o segundo de uma série de quatro eventos que a cidade deve promover até o final do ano, como forma de preparação para a Copa do Mundo. Antes dele, a capital paranaense havia sediado a primeira edição do Fórum Internacional de Futebol (Footecon) fora do Rio de Janeiro.