Dia 27/10/2015
23:56
Compartilhar

Dia 30 de junho de 2004 não foi um dia comum para o Santo André. Há sete anos, o time vencia o Flamengo no Maracanã e conquistava o maior título de sua história: A Copa do Brasil.

Confrontos entre equipes consideradas grandes e equipes de menos expressão sempre existiram no torneio. Na grande maioria dos casos quem leva a melhor é o time com mais torcida, mais tradição em competições nacionais e aqueles que têm a vantagem de poder decidir em casa.

No ano de 2004 tudo conspirava a favor do Flamengo. Seu caminho para a final foi relativamente tranquilo: CRB-AL, Tupi-MG, Santa Cruz-PE, Grêmio e Vitória. A única equipe considerada pedreira era o Grêmio, que havia eliminado o Fluminense nas oitavas-de-final.

Ainda no mesmo lado da chave viu Internacional e Corinthians serem eliminados antes de chegarem próximos das semifinais.

Do outro lado assistiu Vasco e Botafogo caindo fora na segunda fase da competição. Além disso viu também os dois confrontos de quartas de final do outro lado da chave tendo apenas o Palmeiras de time "grande".

O Santo André chegou a final eliminando os seguintes times: Novo Horizonte-GO, Atlético-MG, Guarani, Palmeiras e XV de Novembro-RS.

Os jogos que decidiriam o título estavam marcados para 23 de junho e 30 de junho. Na primeira partida em casa, Santo André e Flamengo empataram em 2 a 2, com gols andreenses de Romerito e Osmar.

No jogo de volta, 72 mil pessoas lotaram o Maracanã. O Santo André não se intimidou e com gols de Sandro Gaúcho, hoje técnico do Ramalhão, e Elvis fez 2 a 0 e calou o estádio trazendo o título da Copa do Brasil para o ABC Paulista. Este que é até hoje o único título nacional conquistado por uma equipe do ABC Paulista no nível de elite do futebol brasileiro.

Hoje, sete anos após a conquista, o time luta para retornar aos dias gloriosos como o de 30 de junho de 2004. A equipe está na Série C do Campeonato Brasileiro e na Série A2 do Campeonato Paulista da competição. Títulos como esse mostram que o Santo André pode voltar a fazer parte da elite do futebol nacional e superar os obstáculos que aparecem em seu caminho.

Campanha do Santo André

Primeira fase

Novo Horizonte-GO 0 x 5 Santo André

Segunda fase
Santo André 3 x 0 Atlético-MG
Atlético-MG 2 x 0 Santo André

Oitavas-de-final
Guarani-SP 1 x 1 Santo André
Santo André 0 x 0 Guarani-SP

Quartas-de-final
Santo André 3 x 3 Palmeiras
Palmeiras 4 x 4 Santo André

Semifinal
Santo André 3 x 4 XV de Novembro-RS
XV de Novembro-RS 1 x 3 Santo André

Final
Santo André 2 x 2 Flamengo
Flamengo 0 x 2 Santo André

Números

Jogos Disputados: 11
Vitórias: 4
Empates: 5
Derrotas: 2
Gols Marcados: 26
Gols Sofridos: 17
Artilheiro da Equipe: Sandro Gaúcho – 6 gols

Time Base

Júlio Cesar; Dedimar, Gabriel e Alex Bruno; Ramalho, Dirceu, Da Guia, Romerito e Elvis; Sandro Gaúcho e Osmar

Siga o Lance! no Google News