Time sensação da Copa América da Venezuela, o México está sedento pelo título. Na tarde desta quinta-feira, a seleção bateu a Argentina por 76 a 70 e garantiu a sua classificação para a decisão, que ocorre às 21h (de Brasília) desta quarta-feira.
O torneio em Caracas foi apenas de sucesso para os mexicanos. No domingo, já haviam garantido o retorno a um Campeonato Mundial depois de 39 anos. Na Copa do Mundo da Espanha, em 2014, disputarão este tipo de competição pela primeira vez desde 1974, em Porto Rico.
O grande nome mexicano na partida de semifinal foi Gustavo Ayón, que atua no Atlanta Hawks, da NBA. O pivô obteve um duplo-duplo ao anotar 24 pontos e apanhar 12 rebotes.
Em cinco participações em Copa Américas (Pré-Mundial e Pré-Olímpicos), este já é o melhor desempenho do México. Até então, as melhores aparições haviam sido em 2009 e 2007, com a sétima colocação.
Para derrubar a favorita Argentina, os mexicanos contaram com um último quarto inspirado, no qual conseguiram fazer 23 a 12.
No lado argentino, o cestinha mais uma vez foi o ala-pivô Luis Scola, que finalizou com 18 pontos.