Há exatos nove jogos o Palmeiras não sabe o que é atuar sem Alan Kardec no ataque do time. Nesta terça, contra o Avaí, será dia de se virar sem ele, suspenso. E a hora de Leandro, artilheiro da equipe na temporada, assumir a responsabilidade no setor e voltar a brilhar.
Apesar dos gols nos jogos recentes, o camisa 38 caiu de produção durante as partidas. Agora, ele terá a chance de voltar a atuar da forma que mais se destacou no ano: como a referência na frente, com um jogador de velocidade ao seu lado, que deverá ser Vinicius, em Florianópolis.
Foi justamente com essa formação no setor ofensivo que o Palmeiras teve sua sequência mais produtiva na Série B até agora. Com os dois como titulares na frente, o time marcou 16 gols em cinco partidas nos duelos contra Oeste, ABC, Figueirense, Guaratinguetá e Icasa, logo após a parada para a Copa das Confederações. Cada um deles balançou as redes três vezes e deu duas assistências. Ou seja, desses 16 feitos no período, dez saíram dos pés da dupla.
Vinicius também chega com moral para a partida, já que não atuou no último sábado por estar com a Seleção Brasileira sub-20, algo que ainda não tinha conseguido. O técnico Gilson Kleina também tem como opção utilizar Serginho, que tem entrado bem, e Caio, que jogaria como centroavante. Mas a tendência é que Vinicius seja o escolhido, até porque vinha sendo o titular do ataque.
Mesmo com a chegada de Alan Kardec, Leandro se manteve como artilheiro do time, agora com 14 gols. Na Ressacada, ele não terá a companhia do parceiro de sempre. Mais uma chance para mostrar que tem potencial para ser o protagonista.
Parceiros no ano
Leandro e Kleber
Foi o parceiro de ataque na estreia dele como titular, contra o Botafogo-SP. Depois, só mais dois jogos juntos.
Leandro e Caio
Com o atual centroavante reserva, Leandro começou sete partidas.
Leandro e Vinicius
Com Vinicius, foram 13 jogos como titular até agora, em alguns deles com o esquema de três atacantes.
Leandro e Ananias
Utilizado apenas uma vez, na vitória por 1 a 0 sobre o Joinville, fora de casa.
Leandro e Alan Kardec
Atual dupla titular do ataque, já começaram nove jogos juntos, às vezes com dois e outras com três atacantes.
Recordista do time em amarelos
Além de ser o artilheiro do time no ano, Leandro é líder de outro quesito, mas esse ruim: é o jogador alviverde que mais cartões amarelos levou na Série B.
Até agora, foram oito advertências, em 19 partidas. Ele é o quarto em todo o torneio que mais recebeu, ficando atrás de Da Silva, do Icasa, com dez, e Carlinhos, do Bragantino, e Ernando, do Atlético-GO, com nove cada. Com isso, Leandro foi suspenso duas vezes e já está pendurado.
Um desses amarelos aconteceu no jogo contra o Ceará, quando teve a chance de fazer o gol ao driblar na área, mas preferiu cavar o pênalti, não marcado pelo árbitro. Após esse episódio, o técnico Gilson Kleina disse que conversaria com o jogador para tentar mudar essas atitudes dele. O último cartão foi no jogo de sábado, contra o América-MG, por cometer falta no adversário.
Apesar de ser recordista em amarelos, Leandro ainda não foi expulso na Série B. O time já recebeu cinco vermelhos no torneio.