A Polícia Militar do Distrito Federal informou que terá um efetivo de três mil e cem homens para o jogo de abertura da Copa das Confederações, no sábado. O secretário de Segurança do DF, Sandro Avelar, explicou que 1.200 policiais estarão no entorno do Estádio Nacional Mané Garrincha, durante o confronto entre Brasil e Japão.
Outros 500 policiais serão posicionados dentro do estádio e 1.400 profissionais farão a segurança da festa popular que será realizada na Esplanada dos Ministérios. E 607 bombeiros estarão de prontidão.
Ao efetivo de policiais e bombeiros, se juntarão entre dois e três mil militares das três forças armadas, que também atuarão no jogo.
O secretário Extraordinário da Copa do Distrito Federal, Claudio Monteiro, enfatizou que a partida inaugural da Copa das Confederações será uma oportunidade única que Brasília terá para se mostrar ao mundo. Ressaltou que, por isso, o governo não mediu esforços.
- Esse evento não é apenas uma partida de futebol, é a abertura da Copa das Confederações. É a imagem que Brasília e o Brasil vão transmitir ao mundo. Queremos mostrar que temos organização e civilidade - frisou o secretário da Copa.
Monteiro ainda lembrou que o governo do Distrito Federal intensificará o combate aos cambistas, assim como, ao marketing de emboscada. De acordo com o secretário, há um compromisso com a Fifa para que seus parceiros comerciais sejam privilegiados e, por isso, outros não podem se aproveitar do evento.
O comércio de Brasília funcionará normalmente no sábado. Mas os estabelecimentos comerciais vão fechar meia hora antes e só reabrirão meia hora depois da partida.
Delegação da Seleção Brasileira chega à Brasília