Dia 27/10/2015
22:10
Compartilhar

O dia 24 de novembro ficará marcado como a data em que se comemora o Dia em Memória ao Futebol Brasileiro, mesmo dia em que Charles Miller, introdutor do futebol no país, nasceu. Além disso foram perpetuados alguns marcos históricos da cidade que retomam as locações que trazem à tona as lembranças da cidade berço desse esporte.

Em 12 de janeiro deste ano, foi promulgada a Lei 15.522, que instituiu o Dia em Memória ao Futebol Brasileiro. A partir desse dia, ficou instítuído que na data de nascimento de Charles Miller, paulistano que introduziu o futebol no Brasil, será celebrada a memória do futebol brasileiro.

Essa iniciativa partiu dos amigos John Mills, José Renato Santiago e Marcelo Unti, responsáveis pelo site "Memória Futebol", que alcançaram seu objetivo quando a Câmara Minucipal de São Paulo aprovou o projeto do veredor Floriano Pesaro que propunha a idéias dos amigos.

Além disso, algumas locações da cidade foram eternizadas como marcos históricos do esporte mais popular do país, são eles:

- Antiga Várzea do Carmo, área entre as ruas do Gasômetro e Santa Rosa, local do primeiro jogo sob regras;

- Rua Três Rios, área do Colégio Santa Inês, local do primeiro campo exclusivo para a prática do futebol;

- Rua Visconde de Ouro Preto, onde se localiza o Clube Atlético São Paulo – SPAC, o primeiro clube de São Paulo, cuja equipe foi a primeira campeã de uma competição oficial no Brasil;

- Área em torno da Praça Roosevelt, local do primeiro estádio de futebol, o antigo Velódromo, entre as ruas Nestor Pestana e Consolação;

- Museu do Futebol, localizado na Praça Charles Miller, que é o primeiro museu público exclusivo em prol da memória do futebol brasileiro.

Siga o Lance! no Google News