O Santos e o técnico argentino Marcelo Bielsa não chegaram a um acordo e, nesta segunda, deram as negociações por encerradas. Mesmo já tendo acertado salários e condições contratuais com El Loco, o clube não teve um entendimento com o treinador quanto ao projeto de trabalho.
O treinador argentino já estava apalavrado com o Peixe e era esperado no Brasil até quarta-feira. No entanto, ele pediu mais tempo para planejar as ações que desenvolveria no clube, o que não foi aceito pelo Comitê de Gestão, que desejava mais rapidez. Além disso, Bielsa acreditava que em 18 meses não conseguiria produzir o esperado. O Santos não quis firmar um contrato com duração até depois da gestão do presidente Luis Alvaro Ribeiro, que acaba no fim do ano que vem.
El Loco seria diretor-técnico até dezembro, assumindo o comando da equipe apenas em 2014. Por isso, ganharia 20% do salário neste ano. O valor total do contrato de Bielsa era de cerca de R$ 12 milhões, que dividido em 18 meses daria cerca de R$ 670 mil.
Agora, o Alvinegro volta ao mercado em busca de um substituto para Muricy Ramalho. Gerardo Martino, do Newell's Old Boys (ARG) é um dos nomes cotados, mas ele só poderia assumir o time depois da disputa da Libertadores (a equipe dele é semifinalista da competição continental).
As negociações com Bielsa se arrastavam desde o começo do mês. O treinador era o grande sonho da diretoria alvinegra, que via nele uma aposta ousada e que poderia até revolucionar o clube e o futebol brasileiro. Dias após a queda de Muricy, Pedro Luiz Nunes Conceição viajou à Espanha para negociar com o técnico e as conversas seguiram por telefone, sem intermédio de nenhum empresário. Além de Conceição, Odílio Rodrigues, vice-presidente santista, Felipe Faro, superintendente de esportes, e André Zanotta, assessor da superintendência, conduziam as tratativas.
Em meio a isso, o elenco alvinegro se reapresenta nesta terça-feira, no CT Rei Pelé. Claudinei Oliveira segue como treinador da equipe até que haja uma definição do caso. Ele é visto como uma boa aposta futura pelos cartolas do Peixe, que temem queimá-lo efetivando-o neste momento.
Confira abaixo a nota divulgada pelo clube:
O Santos FC informa que as negociações com o técnico argentino Marcelo Bielsa estão encerradas. Clube e treinador não chegaram a um bom termo na construção do projeto, o que inviabiliza a vinda do técnico.
Atualizado às 16h10