Em 2010, a Fiel viu menos vezes Ronaldo em campo em relação à ultima temporada. Já incluindo sua participação contra o Goiás, nesse domingo, o Fenômeno terá atuado 11 jogos a menos.
Do total de 70 confrontos da equipe no ano do seu Centenário, o astro alvinegro terá participado de apenas 27. Ou seja, 38,57%. O atacante ficou 112 dias consecutivos fora, entre 9 de maio e 29 de agosto. Sua maior sequência foi sete partidas, entre os dias 17 de outubro e 21 de novembro.
Em 2009, Ronaldo participou de 38 dos 72 compromissos do Timão (52,7%). Em seu primeiro ano, que marcou seus dois primeiros títulos pelo clube, o maior período sem atuar foi de 56 dias. E ainda conseguiu duas sequências de sete jogos.
– Meu balanço do ano foi ruim. Joguei poucas vezes. Eu diria que correspondi quando atuei, mas a quantidade de vezes que estive em campo foi abaixo que gostaria. Tive lesões chatas e persistentes – lamentou.
E foram mesmo. Ronaldo teve ruptura de fibrose na coxa direita, pubalgia e duas lesões, na panturrilha direita e coxa direita. Isso sem falar no problema de varizes, curado com tratamento e meia de nylon.
O Fenômeno reuniu Tite e a diretoria para lembrar que, em 2011, não aguentará atuar em todos os jogos. E, por esse motivo, orientou a contratação de um grande jogador para ocupar seu lugar. Adriano é o cara.