Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Rivais sem tradição, viagens curtas, nada de lesões sérias…Argentina, enfim, tem obstáculos na Copa!

Copa do Mundo 2014 - Argentina x Bósnia (Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)
Escrito por

A Copa do Mundo para a seleção argentina, até agora, é sinônimo de vitórias, alegrias, calmaria...um verdadeiro mar de rosas. Viagens curtas (o que menos viajou na competição!), adversários sem tradição, nada de lesões sérias, astro em alto nível e decisivo, erro zero de arbitragem, apoiado pela torcida, jogadores que chegaram sob total desconfiança correspondendo... sem reclamação.

Agora, porém, a situação mudará. A começar pelo adversário na semifinal, mais tradicional e melhor tecnicamente. Na primeira fase, Bósnia, Irã e Nigéria. Nas oitavas, a Suiça. Nas quartas, a Bélgica. O rival da vez é a Holanda, três vezes finalista (74, 78 e 2010) e dona do melhor ataque do torneio (12 gols).

E terá de encarar os europeus sem seu segundo melhor jogador. Dí Maria, com uma lesão muscular na coxa direita, está fora da competição. Problemas médicos, até agora, se resumiram a ausência do reserva Palácio no início e um incômodo muscular de Aguero (fora só contra a Suíça).

E o que falar de Rojo e Romero? Lateral-esquerdo e goleiro vieram como candidatos a símbolo de um possível fracasso argentino, mas o que se viu foi um jogador regular, inclusive autor do gol que deu a vitória sobre a Nigéria, e um arqueiro fundamental contra a Bósnia e o Irã.

Por falar no astro da equipe, o que se viu nos últimos dois jogos foi uma participação bem menos brilhante. Independentemente do fato de não ter feito gol, o camisa 10 não conseguiu jogar bem. Messi fez um papel de operário, não de engenheiro. Apenas ocasião ou uma clara descendente no momento da partida mais complicada para a seleção argentina? Agora, hermanos, será diferente!

MAR DE ROSAS DA ARGENTINA NO MUNDIAL

Viagens curtas
A seleção argentina está hospedada em Belo Horizonte. Até agora, viagens na Copa só para cidades São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília, a mais ‘longe’. E será assim até a decisão (ou disputa de 3 e 4);

Rivais sem história
Na primeira fase, Bósnia, Irã e Nigéria. Nas oitavas, a Suiça como adversária. Nas quartas, a Bélgica. Nenhuma campeã!

Sem lesões sérias
Ausência do reserva Palácio nos primeiros jogos e um incômodo muscular de Aguero, que o tirou fora de um jogo. Antes de Dí Maria, nada grave.

Apito perfeito
Qual foi o grande erro de arbitragem contra a Argentina na Copa do Mundo? Não houve. Ao contrário de outras seleções, como México, Holanda e Croácia, os hermanos não têm o que reclamar dos árbitros.

Astro resolvendo...
Quantas vezes se viu o astro da equipe não fazer nada numa Copa? Cristiano com Portugal, por exemplo. Messi participou de seis dos oito gols da equipe!

Contestados e...bem!
O lateral-esquerdo Rojo e o goleiro Romero eram tratados pela imprensa argentina e por boa parte dos torcedores como candidatos a símbolos em caso de fracasso, mas o que se viu foram jogadores regulares.

Sem suspensões!
Em cinco partidas disputadas no Mundial, o técnico Alejandro Sabella não pôde contar com apenas um jogador por suspensão: Rojo, contra a Bélgica. Elenco à disposição.

Esquema ideal
Sabella mudou o esquema no primeiro jogo, colocando um terceiro zagueiro. Após 45 minutos ruins, resolveu voltar ao 4-3-3. Messi pediu continuidade do esquema, o treinador ouviu e deu certo.

Paciência do grupo
Ao contrário do que fizeram holandeses, alemães, mexicanos e tantos outros. os jogadores argentinos não tiveram momentos de relax fora da Cidade do Galo. E não houve reclamação por ninguém.

Premiação
Assunto jamais fez parte do cotidianos dos jogadores e dos jornais argentinos. Sem estresse sobre dinheiro...

O QUE PODE (OU VAI) MUDAR:

1) Holanda é um adversário mais tradicional e melhor do que qualquer outro na Copa.

2) Dí Maria , segunda maior estrela do elenco, se lesionou e não deve jogar mais a competição.

3) Messi não brilhou nem fez gol nas partidas do mata-mata. Coincidência ou queda?

4) Os brasileiros torceram contra até agora. Mas a dois jogos do título, isso aumentará

5) Treinador assumiu que a parte física preocupa depois de tantos jogos às 13h. Sentirão?