Ricardo e Pedro Cunha, juntos há apenas duas semanas, são os campeões do último Grand Slam da temporada 2011 do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Os brasileiros venceram, neste domingo, os alemães Brink e Reckermann por 2 sets a 1 (21-19, 18-21 e 15-9) nas areias de Klagenfurt, na Áustria. O bronze ficou com Rogers/Dalhausser, dos Estados Unidos.
Para garantir o título nas areias austríacas, Ricardo e Pedro precisaram superar as três primeiras duplas do ranking mundial. Depois de eliminarem os líderes Alison e Emanuel nas oitavas, a dupla superou os vice-líderes Rogers e Dalhausser por 2 a 0 (21-19 e 33-31) na semifinal, e bateram os alemães, terceiros colocados, na decisão.
- Começamos mal o campeonato, mas nos recuperamos e a nossa dupla cresceu ao longo do torneio. Vencemos as três primeiras duplas do ranking e isso é a prova de que estamos no caminho certo. Esse é um título para ser muito comemorado - afirmou Ricardo.
E mais: Peladão rouba a cena durante a final do Grand Slam
O título conquistado em Klagenfurt foi o 50º do baiano Ricardo no Circuito Mundial. Para Pedro Cunha, o ouro na Áustria representou subir ao lugar mais alto do pódio pela quarta vez na competição internacional, a primeira em um torneio Grand Slam.
- Tínhamos tudo para jogar melhor aqui na Áustria, porque conseguimos treinar um pouco mais, entrosar um pouco mais e acertar posicionamento. Temos muito ainda para crescer e fico muito feliz com esse título de Grand Slam, que veio num torneio importante para o nosso time - comentou Pedro Cunha.
Na disputa de terceiro lugar, Billy e Bruno Schmidt foram superados por Rogers e Dalhausser por 2 sets a 0, parciais de 21-14 e 21-12. Na semifinal, os brasileiros perderam para Brink e Reckermann também em dois sets: 12-21 e 19-21.
Os brasileiros Alison e Emanuel permanecem na liderança do ranking mundial após o encerramento do Grand Slam austríaco. A dupla brasileira, que ficou em nono lugar em Klagenfurt, soma 6.220 pontos na temporada. Rogers e Dalhausser chegaram a 6.100 com o bronze, enquanto Brink e Reckermann passaram a ter 5.160 com a prata.
Depois do Grad Slam de Klagenfurt, o Circuito Mundial terá uma semana sem competições. A temporada masculina será retomada na ilha de Aland, na Finlândia, que receberá a 12ª das 14 etapas do ano, entre os dias 16 e 21 de agosto.