O brasileiro Ricardo Mello bem que tentou, porém efetuando muitas duplas faltas nos momentos decisivos, não foi páreo para o sexto cabeça de chave do Australian Open, Jo Tsonga, e em 1h58min foio derrotado por 3 sets 0, com parciais de 7-5, 6-4 e 6-4, em partida válida pela segunda rodada do torneio.
Desde o 1° set Ricardo Mello já demonstrava que o jogo não seria tão fácil para Tsonga, como muitos imaginavam. O brasileiro inclusive chegou a abrir 4-2 no set inicial, mas sacando no game seguinte o paulista fez duas duplas faltas e obteve mais dois erros não forçados, perdendo a vantagem de uma quebra. Logo depois no 5-5, Mello teve o seu saque novamente quebrado, depois de mais uma dupla falta. No final, mesmo com Tsonga errando muito, o francês fechou o 1° set em 7-5, em 41 minutos.
Na segunda etapa Tsonga largou firme e quebrou o serviço de Mello, logo no primeiro game. Com a vantagem no placar, e efetuando muitos aces o francês foi conduzindo a partida até a parcial final, fechada em 6-4, em 37 minutos. Ainda no 2° set o brasileiro teve duas chances de quebra, uma no 3-4 e outra no 4-5. Em ambas o top 10 serviu bem e não deu chances.
A terceira etapa pareceu um repeteco da primeira. Tsonga começou mal. Mello se deu bem, foi pra cima, quebrou, abriu 4-2, mas novamente no game seguinte, quando sacava, deixou a vantagem escapar. No 4-4 ele salvou um break, teve um voleio fácil para confirmar, porém num golpe de vista equivocado, perdeu a chance de confirmar o serviço. Em seguida levou a quebra com uma passada fácil do francês, que no game seguinte confirmou seu saque e fechou o 3° set por 6-4, em 40 minutos.
O francês encara na 3ª rodada do Australian Open o vencedor do duelo entre o português Frederico Gil, 107° do mundo, e o cabeça de chave número 26, o espanhol Marcel Granollers.