Dia 27/10/2015
20:38
Compartilhar

Ídolo do Fenerbahçe, Alex não se cansa de bater recordes na Turquia. Desta vez, o craque pode conquistar dois títulos em menos de cinco dias. O primeiro pode vir neste sábado. Basta ganhar do rival Galatasaray em casa que o Fener garante o Campeonato Turco. Na próxima quarta-feira, a equipe decide a Copa da Turquia contra o Bursaspor. E se engana quem acha que um jogador experiente não sente o peso de uma decisão.

- Hoje dá mais frio na barriga do que quando eu tinha 20 anos. Quando vamos chegando nessa idade, seu entendimento é muito maior do que quando se tem 19, 20 anos. São dois times da mesma cidade e as duas maiores torcidas do país - disse.

Caso Alex seja campeão diante do Galatasaray, será o quarto título turco dele com a camisa do Fenerbahçe. No clube desde 2004, o jogador também faturou duas Supercopas da Turquia. As conquistas servem como base para o seu status dentro do Fener: um ídolo incontestável. Apesar disso, o meia usa um discurso humilde quando é perguntado sobre a paixão incondicional que a torcida tem por ele:

- Eu já pensei nisso um milhão de vezes e não cheguei a nenhuma conclusão. Não fiz nada de diferente. Trabalhei e respeitei, como em todos os clubes em que passei. Se começar a analisar os números, passo a ser um nome importante. Dizem que estou entre os maiores, mas não me preocupo com isso.

Para poder renovar o contrato de Alex, o presidente do Fenerbahçe, Aziz Yildirim, “ofereceu” ao craque todos os cargos do clube – à exceção, é claro, da presidência. O vínculo do jogador termina em junho do ano que vem e ele ainda não decidiu o que vai fazer. Ao ser questionado sobre a proposta, Alex respondeu de maneira direta:

- É algo meio louco, né? (risos). É o que sempre falo. Enquanto jogador de futebol, vou me dedicar a isso. Penso somente em jogar bem e cumprir o meu contrato até o fim.

O título de hoje pode ser mais um na sua galeria. E mesmo que ele não venha, uma coisa é certa: Alex já está na História do Fenerbahçe.

BATE-BOLA
Alex
Apoiador do Fenerbahçe, em entrevista exclusiva ao LANCE!

A possibilidade de dois títulos em cinco dias mostra que a temporada está sendo muito boa?
Pelo contrário. É a temporada mais confusa de todas nos meus oito anos aqui. Temos um presidente preso há um ano e ninguém sabe porque ele continua detido.

Você se considera um dos maiores ídolos do Fenerbahçe?
Se começar a analisar os números e comparar com outros, passo a ser um nome importante. Dizem que estou entre os maiores, mas não me preocupo com isso.

A torcida turca é mesmo muito apaixonada pelo futebol?
É uma paixão louca. Uma comparação que eu faço é que, em relação a amor pelo futebol, o brasileiro está na pré-escola. Já o turco está cursando a universidade!

Aos 34 anos, pensa em jogar ainda por quanto tempo?
Não penso muito nisso. Quando eu tinha 20 anos achei que jogaria até os 30. Ou seja, estou fazendo quatro anos de hora extra. Tenho contrato até 2013 e vou cumprir.

ALEX: SINÔNIMO DE SUCESSO NA TURQUIA

Média de gols
Alex tem números impressionantes pelo Fenerbahçe. Mesmo jogando no meio-campo, tem média de mais de 20 gols por temporada. Na atual ele tem 17.

Assistências
Ao longo dos oito Campeonatos Turcos que disputou pelo Fenerbahçe, Alex não se destacou apenas pelos gols. No total, ele já deu 112 assistências.

Cinco títulos
Alex já conquistou cinco títulos pelo Fenerbahçe: três Campeonatos Turcos e duas Supercopas da Turquia. Nesta semana pode ganhar mais dois.

Ganhou até estátua
A paixão do Fenerbahçe por Alex é tão grande que, no começo do ano, a diretoria anunciou uma estátua do jogador em frente ao estádio do clube.

CLUBE SUPERA ESCÂNDALOS

A boa temporada do Fenerbahçe mostra que o clube está se recuperando da acusação de manipulação de resultados que aconteceu no ano passado. Por conta disso, a equipe não pôde disputar a Liga dos Campeões. Mas ao contrário do que aconteceu com a Juventus (ITA) em 2006, o time turco não perdeu o título nacional.

A confusão foi tão grande que o presidente do clube, Aziz Yildirim, e outras noventa pessoas – entre dirigentes e jogadores – foram presas. Muitos acabaram soltos, mas o mandatário do Fenerbahçe continua detido até hoje.

Por conta desses problemas, o clube perdeu nomes importantes, como o zagueiro Diego Lugano, o lateral-esquerdo André Santos, o atacante Daniel Güiza, entre outros. Mesmo com tantas baixas, a equipe conseguiu fazer uma boa temporada e chegar na reta final disputando dois títulos.

BRAZUCA NA DISPUTA: FELIPE MELO BUSCA TÍTULO INÉDITO

O volante Felipe Melo pode conquistar o primeiro título internacional da carreira no futebol europeu. Além disso, o brasileiro pode ajudar o Galatasaray a igualar o número de canecos da Liga Turca conquistados pelo Fenerbahçe (18).

Emprestado pela Juventus por 1,5 milhão de euros (cerca de R$ 3,8 milhões) no início da temporada, Felipe Melo logo tornou-se ídolo do clube pelos gols marcados e pelo temperamento em campo, que lhe renderam o apelido de “Pitbull”.

Mesmo com os 11 gols nas 30 partidas que disputou pelo Galatasaray, o comportamento de Felipe Melo chegou a ser questionado quando o volante acertou um soco no atacante espanhol Riera, companheiro de equipe, após desentendimento durante um treinamento, no começo do mês passado.

O jogador brasileiro chegou a ser punido e suspenso pelo clube turco, no entanto, não foi afastado e terá uma grande oportunidade para convencer os dirigentes do Galatasaray a contratá-lo em definitivo por 13 milhões de euros (aproximadamente R$ 33 milhões), valor cobrado pelos italianos.

 

Siga o Lance! no Google News