Nesta terça-feira às 15h, o Real Madrid - que vem fazendo campanha impecável - vai ter uma série de adversários no primeiro jogo das oitavas de final da Liga dos Campeões: o frio russo, o CSKA, o gramado artificial castigado pela neve, e talvez o mais difícil de todos, a sombra do Barcelona da Era Guardiola.
Messi e companhia não entram em campo nesta semana. Mas já bateram fora de casa o Leverkusen no jogo de ida do seu mata-mata (3 a 1) e tudo indica que avançará para a próxima fase da competição.
Por isso a pressão. Todos no Real dão grande importância à Liga. Mais do que isso, a possibilidade de enfrentar os catalães na competição. E para avançar, será preciso dobrar o CSKA.
O lado bom é que o Real Madrid vem fazendo uma verdadeira campanha de Barça. Terminou ileso na fase de grupos da Liga dos Campeões. Só venceu nos seis jogos disputados. E no Espanhol, perdeu apenas oito pontos dos 69 disputados até agora.
Para este jogo, Mourinho sabe que vai encontrar uma equipe bem entrosada e que pode se aproveitar de alguns fatores.
- Eles mudaram pouco e trabalharam muito. Mantêm a qualidade defensiva e é complicado fazer gol neles - reconhece o português.
SOLUÇÕES CASEIRAS
Não trata-se apenas de resultado. Mourinho enfim parece ter encontrado espaço em campo para Kaká, Özil e Cristiano Ronaldo jogarem juntos. E mesmo assim, manter-se firmena defesa, e alcançar a marca de 116 gols marcados.
No nacional, o Real já tomou o lugar dos catalães. O Barça foi campeão no ano passado com sobras. Nesta altura, 23ª rodada, Mourinho via Guardiola com cinco pontos de vantagem. Neste ano os papéis se inverteram. E até cresceram. Sob a batuta de Cristiano Ronaldo, o time da capital já tem 10 pontos de vantagem sobre Messi e companhia, e tem nove dedos no troféu.
Além de tudo, o técnico tem a superstição de que a segunda temporada de seus clubes são as melhores. Alguém duvida de José Mourinho e Cristiano Ronaldo?
MOURINHO TEM GRUPO NA MÃO
Um dos principais trunfos de José Mourinho em sua segunda temporada no Real Madrid foi melhorar o trabalho no vestiário. Claro que o tempo de trabalho dentro de campo influencia, e muito, mas ter o grupo na mão fora das quatro linhas foi o que fez os jogadores correrem mais, acreditarem mais na palavra do treinador.
Ele próprio reconhece que os atletas do Real encaram as partidas com mais seriedade.
- Os jogadores estão com uma ótima mentalidade para todas as competições.Todos os pontos são iguais - elogiou Mourinho.
Mourinho costuma ser mais efetivo no segundo ano de clube (Foto: Kai Försterling/EFE)
Barça teve muitas lesões
O que fez o Barcelona cair de produção foi o alto número de jogadores lesionados. Isso acaba fazendo diferença. O time está sentindo a falta de Villa, vê agora que ele era mais importante do que se achava. Xavi também ficou vários jogos fora, e outras vezes estava em campo, mas sem estar nas melhores condições.
A aposta de Guardiola de lançar muitos jogadores mostrou-se efetiva em algumas ocasiões, mas em outras o Barcelona tinha juventude excessiva em campo.
COENTRÃO DIZ QUE REAL É FAVORITO
Provável titular na partida, mesmo se Marcelo for escalado, o polivalente português Fábio Coentrão garantiu que o favoritismo está do lado merengue no confronto com o CSKA, mesmo na Rússia.
- O Real é uma equipe de grande qualidade, temos os melhores jogadores e nesta fase da Liga dos Campeões, é favorito - garantiu o lateral/meia.
Arbeloa vai estar disponível para a posição de lateral-direito, mas a tendência é pela escalação do português por este lado. O que também significa na volta de Sergio Ramos à zaga, ao lado de Pepe.
Kaká deve ganhar nova chance do time titular do Real (Foto: Kiko Huesca/EFE)
No meio-campo, Kaká deve ganhar outra oportunidade ao lado de Özil, ainda mais por causa da ausência de Di María, que ainda não se recuperou de lesão e nem foi para Moscou. Khedira e Xabi Alonso completam o meio-campo do Real, com Cristiano Ronaldo e Benzema na frente.
COMPARAÇÃO ENTRE REAL MADRID E BARCELONA
Só vitórias
Se no ano passado o Real Madrid não empolgou tanto na primeira fase da Liga dos Campeões, desta vez só venceu em um grupo que tinha Lyon, Ajax e Dínamo de Zagreb.
Muitos empates
No Campeonato Espanhol, o Barcelona venceu 15 vezes, cinco a menos que o Real Madrid, e empatou em seis ocasiões. Só saiu de campo derrotado em duas partidas.
Perto do título
Na Espanha o campeonato está quase garantido.
O Real perdeu poucos pontos e já tem 10 de vantagem sobre o Barcelona. Difícil imaginar que vai perder o troféu desta vez.
Muitas lesões
O Barça teve um grande número de jogadores machucados. O caso mais crítico é o de Villa. E nem sempre as soluções caseiras funcionam, mostram qualidades e inexperiência.
Ataque eficiente
Cristiano Ronaldo comanda o ataque do Real Madrid. O português não se cansa de fazer hat-tricks e os merengues já fizeram 116 gols em todas as competições desta temporada.
Desinteresse
Em alguns jogos, principalmente do Campeonato Espanhol, o Barcelona deu a impressão de jogar sem motivação. Nas partidas contra equipes menores o time perdeu pontos.