Dia 01/03/2016
04:25
Compartilhar

Ele tem apenas 17 anos, mas já pode ser considerado uma realidade do esporte brasileiro de alto rendimento. O carioca Marcus Vinicius D'Almeida solidificou ainda mais sua posição de um dos principais atletas do país no momento, com o título no Campeonato Mundial na categoria cadete (para atletas até 17 anos) no último domingo, em Yankton, nos Estados Unidos.

E MAIS:
>Circuito Mundial: Segundo Grand Slam no ano começa nesta terça-feira
>Americanos querem MVP das finais da NBA para LeBron mesmo com derrota

Marcus levou a medalha de ouro ao vencer na final o holandês Jan Van Tongeren por 6 a 2. Antes disso, o brasileiro já havia derrotado na fase eliminatória o esloveno Ziga Ravnikar (6x4), os americanos Geunwoo Kim (7x1) e Ryan Oliver (7x3), e conseguiu uma vaga na decisão ao bater o sul-coreano Seungjun Lee (7x3). O carioca também foi o melhor na primeira fase, com 680 pontos. 

Destaque em uma modalidade pouco popular no Brasil, Marcus vem acumulando resultados expressivos. Os últimos dois aconteceram em 2014. O primeiro aconteceu na Olimpíada da Juventude em Nanquim (disputada apenas entre adolescentes), em que ele acabou com a medalha de prata.

Semanas depois, ele obteve um novo vice-campeonato, mas desta vez entre os melhores arqueiros do mundo. Marcus Vinicius levou a prata na final da Copa do Mundo, e mostrou que pode encarar de igual para igual até mesmo os atletas mais experientes do planeta, independentemente da idade de seus adversários.

Tal trajetória faz de Marcus Vinicius um candidato a medalha na Olimpíada do Rio de Janeiro, no ano que vem. Antes disso, ele terá como desafio os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no próximo mês. E o arqueiro terá um grande tabu a bater, já que o Brasil não consegue subir no pódio desta competição desde 1983.



Siga o Lance! no Google News