No dia 13 de junho, pelo UFC 188, Fabricio Werdum encara Cain Velásquez pela unificação dos cinturões dos pesados, na Cidade do México. Sobre a dificuldade que pode encontrar neste confronto, o brasileiro relembrou um treinamento que fez com o americano em que o finalizou.
Em entrevista ao programa “UFC Tonight”, o "Vai Cavalo" revelou que há alguns anos pode fazer uma série de atividades com o campeão linear da divisão. Nesta ocasião, gaúcho garantiu que conseguiu obrigar Velásquez a dar os três tapinhas, feito que ninguém conseguiu até hoje no MMA.
- Há cinco anos ele (Velásquez) me ajudou em um treinamento de wrestling. Naquela ocasião, eu consegui derrubá-lo em algumas vezes. Mas teve um certo momento que ele me quedou com um double leg, eu cai e nessa hora encaixei uma chave de braço. Eu acho que Cain tem um bom boxe, bom wrestling e com um bom condicionamento, mas se ele me derrubar, direi obrigado, essa é a minha casa e vou finalizá-lo - afirmou o peso pesado, que soma cinco vitórias seguidas no Ultimate.
Em novembro de 2014, Fabrício Werdum conquistou o cinturão interino do UFC, ao nocautear Mark Hunt. Já Velásquez, que esteve envolvido em uma série de lesões, fez sua última luta em outubro de 2013, quando derrotou Junior Cigano e defendeu o título linear da categoria.