Falta de concentração, desprezo, excesso de confiança... As explicações são muitas, mas a verdade é que Portugal, mesmo com boas safras de jogadores, costuma sofrer bastante para conseguir entrar tanto na Copa do Mundo, quanto na Eurocopa. Desta vez, não é diferente, e o país de Cristiano Ronaldo corre sério risco de ir para a repescagem outra vez.
A seleção lidera o Grupo F, com dois pontos de vantagem sobre a Rússia, mas também com uma partida a mais. E já não há confronto direto. Nesta sexta-feira, os lusitanos visitam a Irlanda do Norte, enquanto os russos recebem Luxemburgo.
Para André Villas-Boas, técnico do Tottenham, o problema é aquele mesmo que atinge várias seleções: falta de tempo para treinar.
– A seleção junta alguns dos melhores jogadores do mundo, mas algumas vezes, nem todo o talento individual forma um grupo – diz o técnico em entrevista ao LANCE!Net:
– É necessário tempo. Quando isso existe, como em uma Copa ou uma Eurocopa, eles vão bem. Mas agora, eles chegam cansados e passam por dificuldades.
Para Paulo Fonseca, técnico do Porto, o problema é ainda mais grave e está na base. O treinador acredita que os jogadores nacionais estão com pouco espaço no país.
– Portugal vai entrar em uma crise de jogadores. Em poucos anos, vão faltar valores para representar a seleção, como os que ainda existem hoje – explica o pessimista treinador ao L!Net.
Dificuldades
Copa do Mundo 2014
Portugal teve tropeços importantes e a Rússia tem uma tabela considera mais tranquila, além de um jogo a menos.
Eurocopa 2012/Copa 2010
Duas coincidências nas Eliminatórias dos dois torneios. Nas duas oportunidades, Portugal ficou atrás da Dinamarca na fase de grupos, e em ambas eliminou a Bósnia-Herzegovina na repescagem.