A pontaria do Santos está afiada neste Campeonato Paulista. O clube tem o melhor ataque da competição, com 25 gols marcados em 11 jogos disputados, média de 2,3 por partida. Mas o que chama a atenção é que o Peixe é o quarto que menos finaliza na competição. Segundo os números do Footstats, foram apenas 137. A equipe fica à frente de Santo André (116), Botafogo-SP (124) e São Caetano (133).
Com um número baixo de chutes a gol, o Santos se destaca na quantidade de finalizações certas. No quesito, o clube se torna o sexto na tabela, com 66. A liderança fica para o Palmeiras, com 71 – em 197. O que destaca o Peixe é a porcentagem de acertos. 48,2% dos arremates santistas vão na direção da baliza (o time fica com a 1 colocação).
Além disso, o clube de Vila Belmiro tem o artilheiro do Paulistão. Elano e Liedson, do Corinthians, com oito gols cada, dividem o posto. Os vice-artilheiros também são santistas. Zé Eduardo e Maikon Leite aparecem com seis gols cada um.
Mesmo com os bons números, o treinador interino do Santos, Marcelo Martelotte, contém o otimismo.
– Muita gente pensa que três atacantes é muito mais ofensivo, que isso significa que vamos ganhar de três, quatro, cinco. Mas não. Eu entendo que é a maneira que o Santos está mais próximo de vencer – disse após a vitória por 2 a 0 sobre o Oeste.
Perto de 2010
No ano passado, o Peixe balançou as redes 180 vezes em 77 jogos: 2,33 gols por partida. Neste ano, juntando Libertadores – em dois jogos, a equipe marcou apenas um gol – e Paulistão, o Santos acumula 26 gols em 13 jogos, média de dois. O número de gols pode aumentar com a volta de Neymar, que jogou quatro partidas neste ano e ainda não marcou. Na temporada passada, foram 57.
O Santos é apenas o quarto colocado na tabela, com 22 pontos ganhos. Na próxima rodada, o clube da Vila Belmiro encara a Portuguesa, quarta-feira, às 21h50, em Santos.