Descanso. Essa é a palavra de ordem do Grêmio. Após vencer o León de Huánuco, nesta quinta, os jogadores tricolores colocam as pernas para cima, vestindo seus chinelos, com a família ao redor. E segundo Renato Gaúcho, estarão treinando.
Os três dias de folga concedidos pela diretoria para todo o elenco e comissão técnica vêm em boa hora. Sem dividir o grupo entre reservas e titulares, como por exemplo fez o Inter em um formato de segundo time para testes, os titulares tricolores jogaram a maioria das partidas na temporada. Mesmo poupados em algumas das do Gauchão, o descanso mais longo foi comemorado.
- O Renato deu uma entrevista falando que tava precisando descansar semana passada. Nossa maratona é muito grande. Viemos de um mês de férias, aí realizamos a pré-temporada, e depois vem todos esses jogos. Você fica um dia em casa para dormir e já concentra. Graças a Deus tem essa oportunidade de descanso. Quarta tem uma final, temos que descansar o suficiente para ir bem - argumentou Borges.
Das 13 partidas disputadas até o momento, em nove os titulares gremistas entraram em campo. No restante, os garotos assumiram a responsabilidade de representar a camisa tricolor. Destes, 10 jogos pelo Gauchão, e três pela Libertadores. Renato Gaúcho, com sua experiência, vai administrando o grupo. Só deu um período mais prolongado de férias pela relação que tem com o elenco.
- Uma mão lava a outra e as duas, o rosto. Eu cedo um pouco e na volta o couro come. Eles são responsáveis, a maioria é casado, praticamente ninguém vai para a avenida. É uma folga merecida. Vai ter tempo para recuperar de tudo que estamos passando - diz Renato.
Tanto André Lima, Borges e Renato Gaúcho tem o mesmo programa: ficar com a família. O comandante viaja para o Rio nesta sexta e se diz 'louco' de saudades da filha e da esposa. André Lima fica em Porto Alegre e viaja com a esposa e as filhas, provavelmente para Gramado. Já Borges pega o avião de volta à Bahia, para visitar sua família que ainda reside no estado.