O Flamengo dispensou oito atletas da sua equipe de ginástica no início deste ano. Entre as renegadas está uma das esperanças de medalha do Brasil para 2016. Trata-se de Lorrane Oliveira, que recentemente completou 15 anos.
A jovem, que atualmente integra a equipe do Cegin-PR, ao lado de Daniele Hypolito e Jade Barbosa, já obtém resultados interessantes em seu currículo, apesar de ainda não poder disputar competições internacionais adultas por conta da idade.
Este ano, Lorrane conquistou medalhas importantes no exterior, com destaque para a medalha de ouro no solo, em torneio internacional júnior, na cidade de Penza, na Rússia.
- Foi muito bom vencer no solo, que é um aparelho que estou treinando muito e quero conseguir medalha no Mundial. Foi uma experiência ótima na Rússia. Mas, o meu foco é o Mundial e a Olimpíada de 2016 - disse a jovem, que recebeu o L! durante um treino em Curitiba-PR.
Seu desenvolvimento anima o ucraniano Oleg Ostapenko, ex-técnico da Seleção feminina de ginástica artística e atual comandante do Cegin:
- Lorrane é uma ginasta muito boa, podemos comparar ela com Daiane dos Santos, já que ambas possuem a explosão das mulatas.
A atleta, porém, ainda não vai poder disputar o Mundial de Antuérpia (BEL) este ano - apenas maiores de 16 anos são permitidos. Antes da Olimpíada, ela terá dois Mundiais pela frente, em 2014, na China, e em 2015, na Escócia.
Porém, no cenário nacional, a jovem já se destaca entre as adultas, sendo campeã brasileira na trave e por equipes com o Fla em 2012.
Na temporada atual, ela voltou a ser campeã por equipes, desta vez com o Cegin, e ainda foi medalha de bronze no solo. Lorrane destaca a convivência com as experientes Daniele e Jade, em Curitiba, como fundamental para a evolução:
- Já treinava com elas no Flamengo, viemos para cá (Curitiba) praticamente juntas, eu vim um pouco depois. É uma experiência muito boa treinar ao lado da Dani e da Jade, porque nós observamos elas sempre, servem de inspiração. E elas também estão sempre nos dando apoio e dicas.
Na Olimpíada de Londres, em 2012, o Brasil faturou sua primeira medalha na ginástica, com Arhtur Zanetti. A esperança agora é a de conquistar a primeira láurea feminina no Rio de Janeiro, em 2016. Neste quadro, Lorrane já pinta como uma das apostas do país.
Jovens dominam a ginástica na Olimpíada
Na Olimpíada do Rio de Janeiro, Lorrane Oliveira terá apenas 18 anos. Pode parecer jovem demais para já pensar em medalha, mas não tratando-se de ginástica, já que é prática comum na modalidade atletas nesta faixa se destacarem em Olimpíadas.
Os Jogos de Londres-2012 servem de exemplo. A russa Aliya Mustafina, à época com apenas 17 anos, foi ouro nas barras assimétricas. Já no solo, especialidade de Lorrane, a americana Alexandra Raisman, aos 18, também foi ouro.
Ciente de que terá condições de faturar uma medalha no Rio, a ginasta do Cegin já analisa os aspectos em que precisa evoluir:
- Tenho que colocar mais aspectos na paralela, que é um aparelho que não sou tão boa, e preciso evoluir no salto. Disputar a Olimpíada no Rio vai dar um nervosismo maior, por ser em casa.
QUEM É
Nome: Lorrane dos Santos Oliveira
Nascimento: 13/04/1998, no Rio de Janeiro (RJ)
Altura e peso: 1,53m e 47kg
Especialidade: Solo
Títulos: Ouro no Campeonato Brasileiro de 2012 por equipe e trave; Ouro no Brasileiro de 2013 por equipe e bronze no solo; Ouro na 2ª etapa do Circuito Caixa de 2013; Ouro no solo e prata por equipe no Torneio Internacional júnior de Penza, na Rússia.
JOGO RÁPIDO
Livro: Fala sério, mãe!
Filme: Duelo de Titãs.
Comida: Estrogonofe.
Ídolo no esporte: Daiane dos Santos
Um dia marcante no esporte: 20/06/2013, quando foi ouro no solo, em Penza (RUS)
Como me vejo em 2016: "Acho que vou estar bem preparada para a disputa, até porque estou com um dos melhores técnicos (Oleg Ostapenko). Quero muito estar na equipe para a Olimpíada do Rio de Janeiro e fazer um bom trabalho".