O Pinheiros/Sky é o novo líder do Novo Basquete Brasil (NBB). Na noite desta sexta-feira, a equipe paulista recebeu o Flamengo no Ginásio Henrique Vilaboim e decretou a segunda vitória seguida do Rubro-Negro - a sexta no campeonato - ao fazer 92 a 78.
O time de São Paulo, que tem 75% de aproveitamento ainda contou com o tropeço do ex-líder Brasília diante do vice-lanterna Assis para ganhar duas posições na tabela. Já o Flamengo permanece na quarta colocação, com 70% de aproveitamento.
Apesar da derrota flamengusita, Marcelinho Machado foi o cestinha da partida, com 29 pontos. No Pinheiros, o ala americano Shamell foi o principal anotador, com 21 pontos.
As duas equipes voltam à quadra no domingo, às 11h. O Pinheiros joga em casa mais uma vez e recebe o Minas. Já o Flamengo enfrentará o Paulistano.
O JOGO
O Pinheiros começou a partida impondo seu ritmo de jogo e logo no primeiro lance ofensivo, o ala Marquinhos acertou uma bola de três. Bolas de três que foram a grande a arma da equipe paulista no primeiro quarto. Aproveitando-se da marcação falha do Flamengo no perímetro, o Pinheiros fez mais doze pontos apenas em arremessos longos.
A deficiência defensiva custou caro ao Rubro-Negro no primeiro quarto, que apenas por alguns segundos conseguiu ficar na frente, quando o marcador apontava 11 a 10 e 13 a 12. No restante, os paulistas dominaram completamente o período e fecharam a parcial vencendo por 27 a 18.
O intervalo entre os quartos serviu para o técnico argentino Gonzalo Garcia acertar seu sistema defensivo, que passou a funcionar com extrema eficiência e impedir os chutes de três. Com dificuldades para penetrar no garrafão, o Pinheiros viu rapidamente sua vantagem cair. Uma bola de três do ala Guto a 4m21s do fim, deixou o Fla em vantagem e forçou João Marcelo Leite a parar o jogo.
Com Olivinha e Shamell de volta em quadra, o Pinheiros conseguiu reagir e foi para o vestiário com seis pontos de vantagem: 47 a 41.
No terceiro quarto, o Pinheiros conseguiu administrar a vantagem e sempre se manteve à frente no placar. O veterano Josuel, de 40 anos, foi bastante utilizado pelo técnico João Marcelo para dar descanso a Morro e Olivinha. O pivô ficou mais de sete minutos em quadra e conseguiu dar conta do recado. O Flamengo seguiu alternando altos e baixos e por isso mesmo não conseguiu tomar a dianteira do placar.
O início do segundo tempo foi muito bom para o Pinheiros. Apesar de Marcelinho Machado acertar uma bola de três logo no início, os anfitriões mantiveram a calma e conseguiram ampliar ainda mais a vantagem. Um chute de três de Shanell a 6m27 do fim deixou o marcador em 74 a 61. No ataque seguinte foi a vez do ala André colocar mais uma bola de três e a vantagem subiu para 14 pontos.
A 4m34 do fim, Marcelinho foi três vezes para alinha de lance livre após receber falta e conseguiu cortar a vantagem do rival para dez. Figueroa, porém, acertou sua terceira bola de três a menos de quatro minutos para o fim e a diferença voltou a 13. Marcelinho, porém, não deixou barato e deu o troco com mais uma de três, chegando a 29 pontos na partida.
O Pinheiros, porém, não se intimidou com o desempenhodo capitão rubro-negro e ainda ampliou sua vantagem para fechar o jogo em 92 a 78.
Dia 27/10/2015 22:09