Dia 27/10/2015
22:45
Compartilhar

O futebol piauiense está rachado. Os clubes que formam a elite estadual se dividiram e a maioria (11 de um total de 17) postula criar nova entidade: a Federação Piauiense de Futebol (FPF).

Porém, de acordo com um decreto criado em 1941, cada Estado só pode ter uma federação por modalidade. Para desfiliar a atual e oficializar a nova, Franklin Kalume, líder da FPF, esteve no Rio de Janeiro e entregou uma documentação à CBF com as razões para isso. O cartola demonstra confiança:

– Só não desfilia se não quiser. O material entregue é suficiente. Infringiram a Lei Pelé e a CBF.

O racha se deu após a eleição para presidente da atual federação, a FFP, no início do mês. Proibidos de votar por não estarem em dia com a entidade, os clubes resolveram romper e criar a nova entidade. No entanto,o episódio foi apenas a gota d'água na relação tumultuada entre as duas partes (veja abaixo).

Se por um lado Kalume está confiante, do outro Cesarino Oliveira, eleito o novo presidente da Federação de Futebol do Piauí, não tem dúvidas de que o adversário não conseguirá a aprovação da CBF.

– Vamos completar 70 anos de existência e fizemos tudo dentro da lei. Não acreditamos que a CBF vai dar o reconhecimento a essa situação – explica Cesarino, que assume a presidência pela segunda vez.

Dos 11 dissidentes, somente o Caiçara votou. River, Picos, 7 Cidade, Tiradentes, Krac, Fluminense, Parnayba, Oeiras, Princesa do Sul e 4 de Julho, não votaram.

A decisão da CBF deve sair até o fim da próxima semana. Resta aos piauenses aguardarem para saber o rumo do futebol em 2012.

__________________________________________________

Com a palavra

Franklin Kalume
Líder do grupo dissidente

Já temos CNPJ e todos os documentos foram entregues à CBF. Se o pedido não for aceito, os clubes têm de se posicionar. Mas não acredito nessa possibilidade. A atual federação tomou atitudes contrárias à CBF, eles nomearam uma pessoa para conduzir o pleito e ela foi impedida de fazer isso. Não tem como acreditar que agora essa federação vai fazer algo diferente, uma vez que já mostrou que não conduz as coisas de forma legal.

__________________________________________________

Com a palavra

Cesarino Oliveira
Aclamado presidente da Federação de Futebol do Piauí

Eles estão dizendo que está tudo pronto só porque o antigo presidente Lula Ferreira, que apoia o Kalume, tem prestígio com o Ricardo Teixeira. Para criar uma federaçã há um trâmite que leva de 15 a 20 dias. Faremos o que pode ser feito, é um direito nosso. Se for aceito, abrirá margem para outros descontentes. O Clube dos 13 não conseguiu virar uma federação, se um grupo
daqui do Piauí conseguir o país vai virar um caos.

__________________________________________________

Entenda o caso

Primeira eleição
Em dezembro, Lula Ferreira, no cargo há mais de 20 anos, é reeleito. Após um mês é cassado por corrupção.

Afastamento
Em abril, a CBF afasta a entidade e proíbe os times de disputarem jogos oficiais. Em maio, a FFP é reintegrada.

Novo delegado
Em outubro, por meio da Justiça Comum, Jankel Costa, do Flamengo-PI, assume a presidência interinamente.

Última eleição
Em novembro, apenas seis clubes votaram. Na reunião, Cesarino é eleito e 11 clubes deixam a federação.

Siga o Lance! no Google News