Falar em "sonho da conquista da Tríplice Coroa santista" já havia virado utopia desde a derrota para o lanterna Grêmio Prudente (ver abaixo). Após o empate contra o Grêmio, a remota possibilidade matemática acabou definitivamente. Mas por que o Peixe fracassou?
A partida do último sábado exemplifica com perfeição os dois principais erros cometidos pelo Alvinegro ao longo do Brasileirão. Na igualdade sem gols diante do time gaúcho, o Santos atuou com um jogador a mais e teve um pênalti ao seu favor, mas não venceu. Novidade? Muito pelo contrário.
Situação idêntica à vista diante do Grêmio, em que o Peixe teve vantagem numérica na partida, foi vista em outros seis jogos.
Dos 21 pontos disputados – ou seja, sete jogos – em que os times adversários perderam um ou mais atletas por expulsão, o Santos somou oito deles e desperdiçou os outros 13.
L! na Rede destaca a goleada do Galo e o empate do Santos
Como se não bastasse, outro dado alarmante perseguiu o time na competição. No Brasileirão, o Peixe é o líder em pênaltis sofridos (12) e desperdiçados (cinco), obtendo a 16º colocação em aproveitamento (ver mais na tabela abaixo).
O atacante Neymar, artilheiro do time na temporada, com 38 gols, bateu oito vezes e perdeu quatro.
Esse alto índice de cobranças desperdiçadas fizeram o Santos perder mais cinco pontos no Brasileirão.
– Precisamos melhorar nesse aspecto. Não podemos criar tantos pênaltis e perdê-los, de maneira que acabe nos prejudicando nos resultados finais – reconheceu o técnico interino Marcelo Martelotte, após ver Zé Eduardo perder a quinta penalidade santista no campeonato.
Caso tivesse feito valer duas das maiores vantagens que um time pode ter durante uma partida de futebol, o Peixe teria 13 pontos a mais (cinco dos pênaltis desperdiçados e oito das partidas com vantagem numérica) e seria o líder isolado do Brasileirão, com 65 pontos ganhos.
Como não o fez, perdeu a chance de repetir um feito realizado pelo próprio Santos há 42 anos, em 1968, quando o time levou mais de dois títulos expressivos em uma mesma temporada (Paulistão, Torneio Roberto Gomes Pedrosa, e as Recopas sul-americana e mundial).
Ivair Júnior, auxiliar de Adilson Batista, viu o retrato dos erros cruciais santistas no último sábado. Basta repassá-los ao treinador para que não se repitam em 2011.
Deslizes imperdoáveis
Santos 0 x 1 Fluminense
Pela 2ª rodada, ainda com Robinho, André, Ganso e Wesley, Santos perdeu para o Fluminense, que hoje disputa o título do Brasileirão.
Santos 2 x 3 Corinthians
Jogo de "seis pontos", caso vencesse, Peixe diminuiria a vantagem para o então líder Corinthians. Com a derrota, sonho do título ficou distante.
Santos 0 x 1 Botafogo
Pela 1ª rodada do returno, time teve a chance de emplacar contra adversário direto na briga pelo título. Derrota no Pacaembu, porém, atrapalhou.
Grêmio-PP e Vitória
Derrota e empate, respectivamente, na Vila Belmiro. Ambas as equipes lutavam para não cair. Vitória contra o Prudente colocaria o Santos a 3 pontos do topo.
Vantagem? Só numérica
Vasco 3 x 1 Santos
Time esboçou uma reação após levar dois gols, mas, mesmo com um jogador a mais, só conseguiu levar mais um gol.
São Paulo 4 x 3 Santos
Peixe conseguiu reação fantástica. Depois da expulsão de Richarlyson, chegou a empatar, mas levou um gol no fim.
Santos 2 x 3 Grêmio-PP
Após sofrer a virada, pênalti e vantagem númerica. Neymar errou a cobrança e Santos perdeu o jogo.
Santos 1 x 1 Vitória
Thiago Martinelli, do Vitória, foi expulso, mas time não conseguiu furar o bloqueio.
Santos 0 x 0 Grêmio
Jonas foi expulso no início do 1º tempo, porém vantagem numérica não foi suficiente. Time ainda perdeu pênalti.
Pênaltis desperdiçados
Santos 1 x 1 Ceará
Com a partida empatada, Neymar perdeu pênalti que custou a vitória.
Grêmio 1 x 2 Santos
Novamente o atacante, mas, dessa vez, pênalti foi encoberto por Rodriguinho, que marcou no fim do jogo.
Santos 2 x 0 Goiás
Jogo ainda estava empatado e a Joia perdeu mais um. Com o erro, deixou o posto de batedor. No fim, Zé Eduardo e Alan Patrick marcaram.
Santos 2 x 3 Grêmio-PP
Perdendo a partida por 3 a 2, Neymar desperdiçou a chance do empate.
Santos 0 x 0 Grêmio
Sem a Joia, que estava suspensa, Zé Love assumiu a cobrança, mas perdeu a chance de dar a vitória ao Santos.
Confira um levantamento completo dos pênaltis de todos os times da Série A do Brasileirão, realizado pelo LANCENET!:
*As posições dos times foram definidas de acordo com seus aproveitamentos. Os pênaltis convertidos foram usados como critério de desempate.
1º Atlético-MG
40%