Dia 27/10/2015
22:44
Compartilhar

Alegria e ousadia. Um lema cravado em Neymar parece ter se espalhado por todo o grupo do Santos. Motivo é o que não falta para os sorrisos em branco e preto.

Na última quinta-feira, após novo triunfo na Libertadores, sobre o Juan Aurich (PER), no Pacaembu, o clima entre os jogadores atestava a fase de lua de mel da equipe.

Na zona mista, o discurso vinha sempre seguido de uma brincadeira de um colega, situação que já se repete há algum tempo. Até o técnico Muricy Ramalho, com fama de turrão, vive fase bem mais “sussa”.

Além de entrevistas mais descontraídas, tem maneirado na concentração e dado folga aos jogadores sempre que possível. Nesta sexta-feira, por exemplo, aqueles que participaram da partida não treinaram e se reapresentam só neste sábado pela manhã.

Tudo causa e consequência do desempenho “alegre” da equipe também dentro de campo. Com a mesma base do título continental do ano passado, Muricy ganhou reforços que surtiram efeito e vê seus principais jogadores “voando“.

Neymar passa pelo seu melhor início de ano pelo clube, enquanto Ganso retoma o futebol que o consagrou e o eleva a principal candidato a vestir a camisa 10 da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2014.

Todos os jogadores de linha do time titular já comemoram gol este ano e o clima é de euforia após a equipe encaminhar a classificação para as oitavas de final da Libertadores. Ano passado, um pesadelo se instaurara na mesma época, sendo que agora apenas uma vitória em dois jogos garante o avanço no torneio.

O Santos é o líder do grupo 1, com nove pontos e ainda vive situação tranquila no Campeonato Paulista, em que luta pelo tricampeonato.

Depois da decepção na final do Mundial com o baile do Barcelona, o início de 2012 tem saído melhor do que o torcedor poderia esperar.

A ALEGRIA SANTISTA...

Libertadores
Ao contrário do ano passado, time faz campanha tranquila na primeira fase. Necessita de só mais uma vitória para se classificar no grupo 1, do qual é líder. Enfrenta Internacional fora e encerra contra o The Strongest (BOL), em casa. Em 2011, se classificou apenas na última rodada, em segundo lugar.

Neymar
O atacante faz seu melhor início de temporada pelo clube desde que subiu ao profissional, em 2009. Até agora, foram 11 gols em doze partidas disputadas. Quatro deles foram na Libertadores, sendo que, no ano passado, anotou seis. Destaque para os três gols, dois de placa, contra o Inter.

Ganso
Meia voltou a jogar bem e ser decisivo. Semana passada, quando o jogo apertou contra o Juan Aurich, no Peru, chamou a responsa e marcou um golaço de falta. Tem feito bons jogos e bem fisicamente. Ano passado, sofreu com lesões e problemas de negociação contratual com a diretoria do clube.

Defesa
Passou a ser menos criticada este ano e tem ajudado no ataque. Contra o Juan Aurich, quinta-feira, Edu Dracena abriu o placar. Foi o quinto dele na temporada, sendo o vice-artilheiro da equipe, atrás apenas de Neymar. No Paulistão, sofreu 16 gols. Na Liberta, mais quatro.

Gols
Todos os titulares já marcaram este ano, exceção feita ao goleiro Rafael, evidentemente. O último do time principal a balançar redes foi o uruguaio Fucile. O lateral-direito fez seu primeiro gol com a camisa do clube semana passada, contra o Juan Aurich, em Chiclayo, Peru.

Reforços
Os que já atuaram resolveram. Fucile e Juan agradaram em cheio a Muricy Ramalho e, por ora, parecem inquestionáveis nas laterais. Gerson Magrão, outro reforço, tem o perfil versátil que agrada ao técnico e Bernardo é para posição carente.

Concentração
Desde o ano passado que Muricy pensa em diminuir a carga e tem colocado em prática este ano. Quando entram no regime, os jogadores o fazem um dia antes das partidas, quando normalmente concentravam dois dias antes. A medida agradou geral no elenco.

Siga o Lance! no Google News