A 17ª edição da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro será realizada neste domingo, a partir das 8h30, e reunirá cerca de 19 mil corredores. Entre eles, estará Bruno da Costa Palheta, deficiente visual que veio de Belém (PA) para disputar a prova.
Após conseguir vencer a última Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo, o paratleta de 22 anos, e que é cego desde que nasceu, chega ao Rio para buscar mais um resultado expressivo. Na São Silvestre, ele foi o primeiro colocado de sua categoria (cegueira total), com tempo de 1h11min28s, e o terceiro colocado entre os deficientes visuais de todos os graus.
- Meu principal objetivo este ano é vencer a Meia Maratona do Rio, ano passado fui o quarto entre os 210 deficientes na corrida. Treinei no Pará o ano todo para isso e ainda quero vencer a São Silvestre novamente no fim do ano - disse, ao LANCE!Net, o paratleta de 22 anos e que corre desde os 13, incentivado por uma professora da escola.
Bruno Palheta conta com o apoio do Governo do Pará para realizar as viagens, já que conseguiu uma bolsa por conta de seus ótimos índices nas corridas regionais. Mesmo assim, para Raimundo Vales, de 47 anos e guia de Bruno há quatro anos, ainda falta incentivo para atletas deficientes no país.
- É preciso incentivar melhor os deficientes. No Brasil isso não acontece. Nas provas que disputamos, como na São Silvestre ano passado, os vencedores deficientes ganharam apenas uma medalha, sem sequer ter uma premiação para os melhores. Os atletas normais ganham prêmios exorbitantes. É preciso dar um maior incentio a eles, pois poder subir no pódio é uma alegria para este tipo de atleta - lembrou Raimundo.
Mas, Bruno não desiste. Apesar de ainda não ter figurado na Seleção Brasileira da modalidade, ele sonha alto e pensa em se qualificar para a Paraolimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. Filiado à Federação de Atletismo do Pará, o paratleta treina quatro vezes por semana no Pará e disputa provas de 10.000m na região.
- Sei que não é fácil, mas trazer uma medalha da Paraolimpíada para o estado do Pará é sem dúvidas o meu maior sonho e um incentivo para continuar treinando - disse Bruno.
Exemplo de dedicação para muitos, Bruno pretende manter este ritmo e evoluir ainda mais até 2015, quando disputará a seletiva para a Paraolimpíada. Mas nesta, Raimundo não estará presente.
- Claro que na seletiva ele (Bruno) vai correr com um guia da idade dele, já que estará diante de rivais de alto nível e de todo o mundo. Mas ele está muito bem nas provas de fundo, como os 10.000m, e precisa seguir motivado - concluiu o guia.
Confira como será a Meia Maratona
A Meia Maratona do Rio de Janeiro vai acontecer entre a Praia de São Conrado e o Aterro do Flamengo. A prova terá ao todo 21.097m e passará pelas praias do Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e Flamengo.
A primeira largada da prova, que é considerada uma das mais bonitas do atletismo, está agendada para as 8h30, em São Conrado, com a categoria cadeirantes. A competição é a 20ª de 2013 a contar pontos para o ranking de corredores de rua da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).