Após a partida entre Fluminense e Sport, ocorrida no dia 7 de junho, o gramado do Maracanã começou a receber uma preparação especial para suportar o período do inverno. Desde lá, de acordo com dados da assessoria do estádio, foram plantados cerca de 600 quilos de sementes da grama tipo RyeGrass. Para intensificar a areação das raízes para ajudar no processo de adubação, foram usadas ainda 30 toneladas de areia.
Neste sábado, às 16h, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, se enfrentam Flamengo e Atlético-MG, uma possibilidade para se ver o novo gramado.
- Tivemos um período curto, mas fundamental para as diversas etapas que o processo exige. Foi possível fornecer as condições adequadas de germinação e o gramado está pronto para receber a estação mais fria do ano. O campo está totalmente nivelado e a coloração verde estará 100% nos próximos dias - disse Fernando Cunha, gerente de infraestrutura do Maracanã.
Segundo a concessionária que administra o Maracanã, a RyeGrass é a mesma espécie de grama utilizada nos estádios da Europa. Este tipo seria melhor para manter a grama resistente a temperaturas baixas. Para manter o gramado em bom estado é utilizado ainda suprimento de luz com iluminação artificial.
Em 2015, Maracanã recebeu 29 partidas, sendo 19 pelo Campeonato Carioca, sete pelo Campeinato Brasileiro, duas pela Copa do Brasil e o amistoso do Flamengo contra o Nacional, do Uruguai.
Nesta semana o Maracanã completou 65 anos. Veja imagens marcantes do Estádio: