Dia 27/10/2015
22:10
Compartilhar

O brasileiro Fernando Saraiva Reis só competiu nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara-2011 após uma autorização da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa). Como o LANCENET! mostrou nesta quinta-feira, ele conquistou a medalha de ouro no levantamento de peso no México apenas três dias depois de terminada uma suspensão de seis meses por doping.

Procurado pela reportagem em Londres, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) confirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que sabia da punição imposta ao atleta. A entidade também informou que Fernando somente pôde disputar sua modalidade após ser liberado pela Odepa.

O regulamento dos Jogos Pan-Americanos explica que a relação nominal dos atletas que integram uma delegação precisa ser entregue ao comitê organizador do evento até no máximo 21 dias antes da cerimônia de abertura. Com isso, no dia em que o COB enviou a lista do Time Brasil para o Pan de Guadalajara, Fernando ainda não estava apto para competir oficialmente.

“A inscrição do atleta foi feita com autorização da Odepa. A entidade entendeu que no dia da competição o atleta estava apto a competir”, explicou o COB à reportagem, por e-mail.

O comitê também informou que não possui um regulamento interno com critérios de convocação para eventos internacionais.

Um dos países que adotavam isso era o Reino Unido. A Associação Olímpica Britânica (BOA, em inglês) bania atletas da nação que haviam se dopado deliberadamente na carreira de disputar Olimpíadas. Mas o veto foi derrubado em disputa judicial contra a Agência Mundial Antidoping (Wada) neste ano.

Fernando foi flagrado em exame antidoping no dia 10 de abril do ano passado, em uma competição universitária nos Estados Unidos, na cidade de Shrevport. Ele testou positivo por causa da substância estimulante metilhexanamina.

Siga o Lance! no Google News